A Academia Mato-grossense de Letras (AML) promoverá a 2ª edição do projeto Casa Aberta nesta quinta-feira (13.3), a partir das 18h, na Casa Barão de Melgaço, em Cuiabá. Com o tema “Mulherar”, em homenagem ao mês da Mulher, celebrado em março, o evento conta com o apoio do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).
“Casa Aberta já traz em seu nome a ideia de acolhimento. É um evento aberto a todos, sem qualquer tipo de restrição quanto a gênero, etnia ou idade. O centenário prédio da Casa Barão, que abriga a AML, estará de portas abertas, e todos são muito bem-vindos!”, destaca a presidente da Academia, Luciene Carvalho.
Com entrada gratuita, o evento contará com diversas atrações, entre elas o Papo Acadêmico, que contará com a presença das escritoras Divanize Carbonieri, Lindinalva Correia Rodrigues, Marli Walker e Nilza Queiroz Freire. Elas são membros da Academia e representam a crescente participação feminina na instituição nos últimos anos.
Além disso, o evento apresentará o documentário Dunga Rodrigues, de Márcio Moreira. Maria Benedita Deschamps Rodrigues, mais conhecida como Dunga Rodrigues, foi uma mulher multifacetada: pianista, jornalista, cronista social, professora, escritora e memorialista. Ela ocupou a cadeira 39 da Academia Mato-grossense de Letras.
O Casa Aberta também contará com a sessão “Teatro da Poesia”, com microfone aberto para leituras dramatizadas, encenações e declamações. Haverá ainda o Slam da Academia, apresentações de B-girls e DJ. A programação se estenderá até às 21h30.
Sobre as escritoras do “Papo Acadêmico”
Nilza Queiroz, primeira presidente da Academia Mato-grossense de Letras (AML), é autora das obras A Escola que eu Vivi, Crônicas da Cidade Verde e Professora Alina: uma educadora além do seu tempo.
Lindinalva Correia Rodrigues, escritora de Direitos Humanos das Mulheres na História, é palestrante de renome nacional nas áreas de violência de gênero, direitos humanos das mulheres, violência contra a mulher e Lei Maria da Penha.
Marli Walker, professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, é autora dos livros de poesia Pó de Serra(2006/2017), Águas de Encantação (2009), Apesar do Amor (2016), que foi contemplado pelo edital do Ministério da Educação (MEC) para o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) em 2018, e Jardim de Ossos (2020).
Divanize Carbonieri, professora de Literatura de Língua Inglesa na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), é autora de 10 livros de ficção, incluindo Entraves (poesia, 2017), que recebeu o Prêmio Mato Grosso de Literatura; Passagem Estreita (contos, 2019), finalista do Prêmio Jabuti; A Ossatura do Rinoceronte (poesia, 2020), vencedor do Prêmio Flipoços; Nojo (contos, 2020); e Nave Alienígena (contos, 2022).