Cuiabá - MT, 02-07-2022 às 00:38

As cores do desespero e do triunfo de Mercedes Sosa

Biografia de autoria da dinamarquesa Anette Christensen retoma trajetória artística e pessoal de uma das maiores vozes latinas

Mercedes Sosa | Creditos:

Considerada a maior intérprete do folclore argentino, Mercedes Sosa se tornou uma das principais representantes da música latina no mundo. A trajetória artística e pessoal da cantora, símbolo das lutas por igualdade e justiça, é contada no livro Mercedes Sosa – A Voz da Esperança. A biografia é de autoria da escritora dinamarquesa Anette Christensen.  

Publicado originalmente em inglês, a obra com traduções de Mariana D’Angelo é fruto de mais de sete mil horas de pesquisa. Além da consulta bibliográfica, a autora teve acesso a gravações, participações da cantora em eventos, shows, entrevistas concedidas, entre outras realizadas por Anette em quase uma década. Amigos, colegas e fãs revelam histórias nunca antes contadas ao público.

Ilustrada com 44 fotos históricas, a primeira parte retrata a extraordinária vida e carreira de Sosa e mostra como a criação em uma família pobre da classe operária, o ambiente político da Argentina durante a ditadura militar e as aflições pessoais moldaram sua vida e carreira. Entre os períodos marcantes, como as perdas do pai e do marido, a cantora foi acusada de desobediência civil, chegou e a ser presa e também exilada. 

Eram músicas de protesto? Eu nunca gostei desse rótulo. Eram canções sinceras sobre o modo como as coisas realmente são. Eu sou uma mulher que canta, que tenta cantar o melhor possível com as melhores músicas disponíveis. Foi-me atribuído este papel de grande contestadora, mas não é nada disso. Eu sou apenas uma artista pensante. (...) Eu acredito em direitos humanos. A injustiça me faz sofrer, o que quero é a paz verdadeira.. (Mercedes Sosa – A Voz da Esperança, p. 29 )

Na segunda parte, a autora retrata os impactos positivos da conexão com “La Negra”, como a argentina era conhecida, que a ajudaram a superar traumas emocionais e a fadiga crônica. Através de princípios da neurobiologia interpessoal, Anette Christensen explora o impacto terapêutico da vida e da música de Sosa e usa as próprias experiências para mostrar como relações afetivas, música e mindfulness têm o poder de curar e reformular o cérebro.

O filho da artista e presidente da Fundação Mercedes Sosa, Fabián Matus, endossa o livro, “uma nova e tocante perspectiva sobre a nossa amada Mercedes”. Fabián faleceu em 2019, ano de publicação da versão original do livro. Na ocasião, a primeira parte da obra foi publicada em português sob o título Mercedes Sosa – Uma Lenda. O retorno positivo dos leitores brasileiros levou a autora a lançar também a versão completa.

Ficha técnica
Livro: Mercedes Sosa – A Voz da Esperança
Autor: Anette Christensen
Tradução: Mariana D’Angelo
Editora: Tribute2Life  
Preço: R$ 55,90 e R$ 14,95 (eBook)    
ISBN: 978-87-998216-0-0
ISBN eBook: 978-87-998216-8-6
Formato: 23x16 cm
Páginas: 235
Onde encontrar: Amazon | Um livro

Sobre a autora: Anette Christensen, nascida e criada na Dinamarca, começou sua carreia ajudando a desenvolver programas beneficentes internacionais. Mais tarde, tornou-se professora de línguas para estudantes universitários e depois, com seu marido, administrou uma agência de turismo e uma imobiliária. Atualmente, semiaposentada e morando na Turquia, ela escreve e foca no crescimento pessoal. Por anos, Anette viajou para muitos lugares do mundo. Suas experiências com várias culturas possibilitaram-na conhecer pessoas com visões de mundo diferentes da dela. Ela anseia aprender com os outros e tem prazer em acolher as diferenças, encontrando a singularidade que acredita estar dentro de cada indivíduo.

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.