Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 22-10-2021 às 19:41

Neurocientista Fabiano de Abreu detalha os principais indícios de um perverso

Características manipuladoras, chantagistas, sedutoras são algumas que traçam o perfil de quem é perverso; A condição, dentro da psicanálise, pode ser entendida como uma estrutura mental, tal qual neurose e a psicose

uma pessoa manipuladora, impulsiva, com sentimentos de superioridade e, por fim, perversa. | Creditos: Divulgação MF Press Global

Provavelmente no seu ciclo social existe uma pessoa extremamente sedutora, que facilmente convence a todos ao redor a seguir suas ideias e planos e que é absurdamente simpático e bem sociável. Para os mais desatentos, trata-se de uma pessoa bem relacionada e com grande poder de influência. Já para os mais atentos, uma pessoa manipuladora, impulsiva, com sentimentos de superioridade e, por fim, perversa.
Segundo o pesquisador, PhD neurocientista e psicanalista Fabiano de Abreu, o mundo está repleto deles: "pessoas que mentem e têm mania de transgredir as normas sociais sem nenhum sentimento de culpa ou remorso. Os perversos desejam poder e podem adotar práticas entendidas como ‘desvios’ sociais, inclusive quando o assunto é sexo.”

Ainda conforme o pesquisador, a perversão, dentro da psicanálise, é uma estrutura mental como a neurose e a psicose, e não é somente sexual. “Teríamos sintomas para analisar os tipos de perversão, que podem ser sexuais ou apresentar comportamentos antissociais”, explica. Mas segundo ele, é bem difícil de fechar o diagnóstico de perversão, já que não se trata de um sintoma isolado. “É algo que realmente está lá, como uma “forma de ser”. Então, falando de um modo genérico, um perverso possui características manipuladoras, chantagistas, sedutoras”, afirma.

Obviamente deve-se ter cautela antes de sair atestando perversão aos mais influentes, com forte características de líderes ou predadores em sua essência, afinal persuasão e determinação podem são características muito bem vindas socialmente e até admiráveis, mas alguns comportamentos podem ajudar revelar o perfil do perverso e a tomar cuidado quando as investidas ficarem emocionalmente perigosas.

“A pessoa parece ser capaz de te prender,  te seduzir emocionalmente e te fazer cair em suas armadilhas mentais, ainda que você tente escapar. Não é culpa sua, afinal, a pessoa faz tudo isso para te manipular, já que, no fundo, ela não se importa com você, só finge gostar”, detalha.

“Dá para escapar dessas ações furando o discurso do manipulador, ou seja, negando as sugestões que ele dá, começando a se impor, a falar mais de você  e tomando decisões mais emancipadas, claro a não se expor demais quando ele estiver próximo”, recomenda.

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.