Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 31-07-2021 às 17:13

Especialista em nariz fala sobre importância de higiene das máscaras

Doutor Edson Freitas, médico Otorrinolaringologista e professor instrutor de rinoplastia da UFBA explica o passo a passo de uma limpeza correta do equipamento de proteção contra Covid-19

Mesmo depois de um ano e meio de circulação da doença, muitas pessoas ainda não sabem a forma correta de higienizar suas máscaras | Creditos: Arquivo Pessoal e Pixabay

Com a chegada da pandemia da Covid-19 no Brasil, o uso de máscaras foi indicado para alguns grupos específicos que teriam a tendência de sofrer mais com o vírus, mas após um estudo foi constatado que toda a população deveria utilizar o equipamento de proteção contra o novo coronavírus.

Mesmo depois de um ano e meio de circulação da doença, muitas pessoas ainda não sabem a forma correta de higienizar o material. Segundo o Doutor Edson Freitas, médico Otorrinolaringologista e professor instrutor de rinoplastia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), é de extrema importância seguir todas as orientações do Ministério da Saúde ao lavar as máscaras, para estarem realmente higienizadas.

Dicas de como higienizar máscaras de tecido

“Use água corrente e sabão neutro para lavar previamente, depois deixe a máscara de molho em uma mistura de água com água sanitária entre 20 e 30 minutos”, diz o especialista em nariz.

Conforme o Doutor, a mistura deve ser de uma parte de água sanitária para 50% de água, ou seja, duas colheres de sopa de água sanitária para 1 litro de água.

“Após isso, enxágue bem em água corrente e deixe secar, sem torcer para não danificá-la. Quando estiver seca, passe o ferro quente no material e depois guarde-a em um recipiente fechado, como um saco limpo, para quando for utilizar”, complementa o médico.

As máscaras caseiras de tecido surgiram como uma forte aliada na prevenção do novo coronavírus e, conforme o Dr. Edson não é à toa a importância dela, já que diminui as chances de contágio. “No entanto, o manuseio indevido pode transformar a precaução em um foco da doença, pois além dos cuidados básicos como não compartilhar a máscara, trocá-la a cada 2 horas e até mesmo com seu manuseio, também é de igual importância a forma de higienizá-las”, conclui.

 

Sobre o Dr. Edson Freitas 

Dr. Edson Freitas é médico Otorrinolaringologista pela Universidade de São Paulo, atua como professor instrutor de rinoplastia no Departamento de Otorrino da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e é membro da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica Facial.

Referência na cirurgia plástica no nariz, o médico é pioneiro em impressão 3D médica e simulação computadorizada cirúrgica, assim como tem seus trabalhos premiados, com destaque nacional e internacional. É autor de três projetos médicos patenteados (M-scope, Otobone e Ed-angle).

 

 

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.