Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 22-10-2021 às 20:06

O primeiro ateliê do Projeto Chita & Fuxico será inaugurado no Quintal da Domingas

O Núcleo Flor Ribeirinha, do Projeto Chita & Fuxico será um marco para as ações sustentáveis da Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais- BPW Cuiabá.

Zilda Zompero, Dona Domingas e Sueli Batista | Creditos:

A Capital de Mato Grosso com sua cultura, cores e alegria ganha um espaço para o primeiro ateliê do projeto Chita & Fuxico. A Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais-BPW Cuiabá  em parceria com a Associação Cultural Flor Ribeirinha, avança na iniciativa.

Há quase 20 anos a BPW Cuiabá, vem desenvolvendo projetos que impactam positivamente a sociedade. Tem uma trajetória marcada por ações que empoderam a mulher em diversas esferas, e também contribuem com o empreendedorismo feminino. No próximo sábado, 19 de junho, às 9 horas a instituição inaugura o primeiro ateliê de costura do seu projeto Chita & Fuxico, Núcleo  Flor Ribeirinha,  no bairro São Gonçalo Beira Rio.
Será um evento híbrido, via Zoom, com transmissão para várias partes do país, e exterior, através da Espanha, Turquia, Canadá e Equador, mercados internacionais prospectados com apoio da BPW Brasil. A presidente Margarida Yassuda estava com passagem marcada mas mudou a viagem a Cuiabá pela segurança na pandemia. Alguns convidados presenciais foram confirmados e dentre estes, A presidente da BPW Salvador, Neide Nunes. integrantes da ONG Feminina, Flor Ribeirinha, parceiros e autoridades locais.

O projeto Chita & Fuxico foi criado em 2018, pela fundadora da BPW Cuiabá Sueli Batista,  e já tem sua marca registrada. Contempla em seu eixo estrutural a qualificação e a autonomia econômica de mulheres em situação de vulnerabilidade social, por renda, vítimas de violência doméstica e mães com filhos portadores de necessidades especiais. Tem ainda a pretensão de captar recursos financeiros e material para o fomento de outras iniciativas da BPW Cuiabá, que contemplam  projetos inclusivos de autonomia econômica da mulher.


 

Griffe regional

Visando tornar o projeto uma griffe, com  costura criativa, utilizando tecidos de cores alegres que faz parte da cultura, tradição e regionalidade, a presidente da  BPW Cuiabá, Zilda Zompero diz que a organização no estágio atual, intenciona não só o mercado local, mas busca também o nacional e internacional. 

Para auxiliar no objetivo de conquistar mercados, a BPW Cuiabá esta contando com a consultoria especializada, de Fernanda Maximiano e Lais Gulin, além da expertise da conselheira superior e  coordenadora da Comissão de Responsabilidade Social, Sueli Batista.

Na formatação do projeto Sueli, que tem formação em Terceiro Setor e Políticas Públicas, criou o Chita & Fuxico com ações que atendem algumas diretrizes dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, ajudando a diminuir os índices da pobreza, da desigualdade de gênero, e promover o trabalho decente e o desenvolvimento econômico, fomentando a inovação, e a construção de instituições eficazes, responsáveis e inclusivas. 

O Núcleo Flor Ribeirinha

Na parceria, que tem a dona Domingas Leonor como grande entusiasta, a Associação Cultural Flor Ribeirinha está disponibilizando espaços da sua sede, reformado e equipado pela BPW Cuiabá, para a produção e aprendizagem, coordenará o projeto  localmente, selecionará as participantes e as facilitadoras de confecção de chita e do fuxico, que inicialmente serão custeadas com recursos da ONG Feminina, que recebeu doações e adquiriu máquinas de costuras e matérias primas através de live musical solidária realizada no ano passado. ‘’Ainda não é a instalação adequada, mas um importante início’’, diz a presidente Zilda Zompero.

Neste ano, em parceria com empresas solidárias, a BPW Cuiabá  já conseguiu  parte do custeio para reforma do Espaço e pagamento das primeiras oficinas, a Eletro Fios e Grupo Matos- O Boticário em Cuiabá, foram as principais. Além disso, contou com o apoio de várias associadas, em pequenas ações,  inclusive da presidente eleita, Andrea Barbosa que  assumirá em julho a gestão com o compromisso de ter o projeto entre as prioridades. Em articulação com gestoras do SICOOB União, e Assembleia Social, dirigentes prospectam  parcerias. 


Em 2020 o projeto inaugurou a Loja do Bem, no Goiabeiras Shopping, o  empreendimento é importante parceirol. No local podem ser feitas doações de tecidos, linhas, máquinas novas e usadas.

Outras ações e leilão de obras de arte

 

No lançamento do primeiro ateliê, a BPW Cuiabá assinará outro termo de cooperação, com a instituição Seara de Luz  para a instalação, ainda neste ano de um ateliê no bairro Liberdade, sede da entidade. Diretoras da BPW Cuiabá e as consultoras do projeto já visitaram o local e se reuniram com as lideranças. 

Foram convidados também parceiros com quem a organização já realizou ações solidárias, a exemplo da Associação Mães Unidas pelo Amor; projeto Mãos que Ajudam e Casa do Amparo.

No evento Mariza Bazo, conselheira superior da BPW Cuiabá,  fará apresentação da linha de produtos. Integrantes do Grupo de Dança Flor Ribeirinha farão apresentação e terá ainda música regional com Pescuma, e a cantora Deize Águena, coordenadora da Comissão de Cultura da ONG Feminina, que estará acompanhada do violonista Rusível.

Para contribuir com o projeto quatro artistas plásticos mato-grossenses doaram telas pintadas exclusivamente para o Chita & Fuxico que serão leiloadas durante o evento, são eles: Adriano Figueiredo; Rafael Jonnier, Odete Venâncio e Nadja Lammel. O luthier Duílio Sampaio, doou uma viola de cocho. Nota-se, portanto, um grande engajamento por parte dos que se dedicam a arte e cultura regional.

Sobre a BPW Cuiabá

A sigla BPW vem de Business Professional Women, da Federação Internacional de Mulheres de Negócios e Profissionais. A BPW Cuiabá, portanto, tem 19 anos, mas pertence a uma rede de cuja raiz tem dez décadas. Sua missão é Agregar mulheres de negócios e profissionais, orientando e coordenando seu desenvolvimento pleno nas esferas de poder público e de mercado. Dentre seus objetivos, constam:  Desenvolver o potencial profissional e de liderança de mulheres em todos os níveis, através de conquistas de direitos, mentoring, networking, capacitação e programas de empoderamento econômico e projetos ao redor do mundo. Faz parte de seus princípios: ; Promover a igualdade de oportunidades; Atuar com transparência nas decisões e ações;  Estimular e encorajar a amizade, a cooperação e a integração; Priorizar a alegria e o bom humor como visão do mundo; Atuar e gerir recursos com responsabilidade e compromisso e Promover o exercício da cidadania, por meio da participação comunitária efetiva.

Reunião da BPW Cuiabá na Associação Cultural Flor Ribeirinha. A instituição pretende construir um espaço mais adaptado às necessidades na parte superior  do escritório, e já tem projeto para tornar uma realidade, o que faltam são novos parceiros.O espaço onde foi instalado o primeiro ateliê foi adaptado para o início das atividades.As entidades, entretanto, sonham alçar outros voos.

Caberá a presidente eleita da BPW Cuiabá, Andréa Barbosa os novos desafios. Ela, entretanto, já assegurou a contribuição de Zilda Zompero que assumirá a coordenação da Comissão de Responsabilidade Social, hoje coordenada  por Sueli Batista que ficará na mentoria. Atualmente o ateliê vai funcionar no mesmo espaço do grupo de danças Flor Ribeirinha, premiado internacionalmente, que mantém seu figurino no local. Com a reforma feita pela BPW Cuiabá tudo ficou harmonioso.

 

 

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.

Maridilza Curvo de Aquino . 17-06-2021 20:39hs

Parabéns por mais esse projeto. Será sucesso, como tudo que vocês fazem .

Clarice Zanoni Fontes - BPW Dourafos MS . 17-06-2021 22:04hs

Tufo maravilhoso. Essaa mulheres são D+. Sucesso p Vcs!

LUZENIL SILVA . 19-06-2021 20:19hs

Excelente matéria. Parabéns à BPW e a Dona Domingas. O Flor Ribeirinha é show com um colorido bem agradável. Parabéns.