

Cuiabá - MT, 02-07-2022 às 02:11
No artigo “Geração narcísica” o ser humano é muito visual e nos dias atuais não basta ser, tem que parecer, aparecer e aparentar.
Publicado em: 05-06-2021 19:39hs | Fonte: MF Press Global .
| Creditos: Pixabay
Vivemos uma era em que os personagens assumem destaque ao invés das nossas verdadeiras personalidades. Uma geração moldada pela internet, em que o parecer é mais importante que o ser. Vivemos mais através dos outros ou das falsas realidades criadas por nós mesmos.
Fabiano de Abreu, neurocientista e psicanalista, estuda a questão no âmbito do seu já alargado estudo em como a internet pode afetar a sociedade e a forma como conduzimos as nossas vidas.
"Vivemos hoje numa sociedade que se revela em dois lados; o que somos de verdade e o que somos na tela, no mundo virtual. O problema é quando deixamos de conseguir dissociar o nosso verdadeiro eu do personagem criado. Há uma perda da razão, pois deixa de existir controle sobre o próprio "eu", muito comum no transtorno de personalidade narcisista (TPN).", revela.
O neurocientista continua a sua explicação em como esta cultura instalada está a afetar toda uma sociedade.
" Infelizmente este narcisismo instalado tem pleno espaço para proliferar pois a sociedade é cada vez mais superficial. Desperdiçam a sua existência e não percebem a passagem do tempo, se ocupando daquilo que é do outro sem produzir nada para si mesmo. Isto é revelador da era da rede social, da imagem sem conteúdo.", explica Abreu.
Além disso, o neurocientista explica que a educação é deficitária e essa é uma das consequências.
"O ser humano é muito visual e nos dias atuais não basta ser, tem que parecer, aparecer e aparentar. Este jogo tornou-se demasiado vicioso. Uma competição quase inconsistente num mundo irreal em que os próprios personagens deixam se fazer juízo de si próprios e da imagem que realmente transmitem aos outros", conclui.
Biografia curta
Fabiano de Abreu Rodrigues
Doutor e Mestre em Psicologia da Saúde pela Université Libre des Sciences de l'Homme de Paris; Doutor e Mestre em Ciências da Saúde na área de Psicologia e Neurociência pela Emil Brunner World University; Mestre em psicanálise pelo Instituto e Faculdade Gaio, Unesco; Pós-Graduação em Neuropsicologia pela Cognos de Portugal; Três Pós-Graduações em neurociência; cognitiva, infantil, aprendizagem, Pós-Graduação em psicologia existencial e antropologia, todas pela Faveni do Brasil; Especialização em propriedade elétrica dos Neurônios em Harvard, neurociência geral em Harvard; Especialista em Nutrição Clínica pela TrainingHouse de Portugal.
Neurocientista, Neuropsicólogo, Psicólogo, Psicanalista, Jornalista e Filósofo.
Integrante da SPN - Sociedade Portuguesa de Neurociências – 814, da SBNEC - Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento – 6028488 e da FENS - Federation of European Neuroscience Societies - PT30079. E-mail: deabreu.fabiano@gmail.com
0 Comentários