Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 29-11-2021 às 20:20

5 de maio Dia Mundial da Língua Portuguesa

Há um movimento para que nosso idioma venha se tornar oficial na Organização das Nações Unidas - ONU. No artigo de Waldenir de Bragança uma síntese e o engajamento de instituições de todo o Brasil. A Academia Mato-Grossense de Letras -AML é uma delas.

Nosso idioma é pioneiro, através dos séculos, na aproximação entre os continentes | Creditos: Pixabay e divulgação

Por Waldenir de Bragança

Com nossas saudações acadêmicas, temos o prazer de convidar para encontro comemorativo do Dia Mundial da Língua Portuguesa, em 5 de maio de 2021, quando vamos reunir Academias e entidades culturais no esforço para que nosso idioma venha se tornar oficial na Organização das Nações Unidas / ONU.

Vamos celebrar a data histórica. É consagradora, marco de um novo tempo na trajetória de nosso idioma: pela primeira vez um idioma não oficial na ONU é celebrado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura / UNESCO, dando-lhe justa relevância mundial.

Nosso idioma é pioneiro, através dos séculos, na aproximação entre os continentes, a partir das Grandes Navegações Portuguesas. Os povos falantes do Português somamcerca de 300 milhões, presentes em todos os continentes; 9 países o têm como idioma oficial – além do Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. É a 3ª língua mais falada no Hemisfério Ocidental, a maior no Hemisfério Sul e a 5ª mais falada no mundo (em face do crescimento populacional, chegará em breve a ser a 4ª). 

A UNESCO, para dar-lhe relevância, promoveu pela primeira vez a celebração em 2020, coordenando a partir de sua sede, em Paris, expressivo encontro telepresencial de personalidades do mundo lusófono, autoridades e lideranças mundiais. O Secretário-Geral da ONU Antonio Guterres, Chefes de Estado e de Governo, líderes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), organizações da sociedade civil e representantes de vários setores enviaram mensagens demonstrando solidariedade com os povos lusófonos.

A Academia Fluminense de Letras, que é a Academia Oficial de Letras do Estado do Rio de Janeiro, programou evento telepresencial comemorativo para o próximo dia 5 de maio, entre as 15h e as 17h (horário de Brasília), através do aplicativo Zoom, congregando várias entidades culturais nacionais e internacionais que têm entre seus objetivos a valorização da Língua Portuguesa. O encontro será transmitido ao vivo pelo YouTube, recebendoampla projeção e divulgação, inclusive junto ao Congresso Nacional.

É importante ressaltar que o Secretário Executivo da CPLP, Francisco Ribeiro Telles, conclama a necessidade de um amplo e global desenvolvimento de esforços para que A LÍNGUA PORTUGUESA SE TORNE LÍNGUA DE TRABALHO DAS NAÇÕES UNIDAS.

Vamos juntos mais efervescer este objetivo. Nesse sentido, a AFL já iniciou contatos para ações conjuntas, a fim de que a celebração do DIA 5 DE MAIO DE 2021 alcance o maior número de parceiros com objetivos em comum, como as Academias de Letras dos Estados do Brasil e dos países lusófonos, o Elos Internacional da Comunidade Lusíada, o Instituto Interamericano de Fomento à Educação e Cultura, embaixadas dos países lusófonos, o Conselho de Reitores das Universidades do Brasil (CRUB), a Academia Luso-Brasileira de Letras, o Real Gabinete Português de Leitura, a Academia Brasileira Rotária de Letras, a Associação Brasileira de Escritores, o Cenáculo Fluminense de História e Letras, a Federação das Academias de Letras do Estado do Rio de Janeiro.

A Academia Fluminense de Letras espera e confia que cada um dos seus membros integre a grande comissão promotora e estimuladora desse evento internacional, fazendo os contatos e buscando adesões, a fim de que a iniciativa seja coroada de êxito.

 

WALDENIR DE BRAGANÇA

Presidente de Honra da Academia Brasileira Rotária de Letras 
(Acadêmico Fundador e Presidente 2015-2020)
Presidente da Academia Fluminense de Letras

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.