“Você quer deixar sua mesa, convidativa,na Páscoa busque então a saborosa combinação dos pratos, com bons vinhos verdes”, é o que sugere Thais Alves, proprietária do Empório Mirandola.

Para não errar na escolha do vinho, Thais aponta que os verdes são seguramente os mais propícios para a época, isso porque sua harmonização com peixes, bacalhau e frutos do mar é considerada ideal.Além disso, é o mais procurado nas degustações de chocolate.
A linha de vinhos verdes da Campelo é a que o Empório Mirandola está apostando como carro chefe da Páscoa, por seu frescor, elegância, leveza e notas frutadas e florais, aliados ao baixo teor teor alcoólico. Trata-se de umamarca que atravessa gerações e traz memórias além das fronteiras e de outros tempos, inclusive os áureos de tradição portuguesa.
As características do vinho verde são definidas pelas produções de diferentes sub-regiões do norte de Portugal, são nove ao todo, cada uma com diferentes castas e microclimas.
Vale ressaltar, para os que não são conhecedores de vinho verde, o nome, que nada diz com a sua cor, mas sim com a região da sua produção. Trata-se da maior área de vinha portuguesa, e com certeza uma das maiores da Europa. A Campelo é uma das empresas de vinhos verdes mais antigas da região. Para a Páscoa o Empório Mirandola dá trêsdicas de vinhos da marca, e tem todos para oferecer aos consumidores.

O Campelo Alvarinho tem seu aroma de frutos tropicais, abacaxi, maracujá e pêssego. Tem frescor prolongado, final longo e persistente. Ideal para pratos com legumes gratinados, mariscos, peixes e carnes brancas.

O Campelo Adamado tem aroma de ervas frescas e pêra verde.Indicado para acompanhar pratos como frango assado, bacalhoada, carpaccio e tabule. O ideal é que se aprecie bem gelado.
O vinho verde Campelo Rose tem em sua composição três uvas: espadeiro, vinhão e azal. Sua coloração é rosada com tonalidade salmonada. Tem aroma intenso e frutado. Na boca pode ser sentidas as notas frutadas fresca, do morango e do mirtilos. Ideal para aperitivos, pastas, saladas, pratos de peixes, marisco e comida oriental.
O Empório Mirandola sugere uma receita para acompanhar seu vinho verde, a bacalhoada portuguesa, o preparo é simples. Você pode levar junto com o vinho da sua preferência, outras delícias do local, que sempre tem muitas delícias a oferecer.

Bacalhoada portuguesa
Ingredientes
• 1 quilo de batata média ou pequena
• 800 gramas de bacalhau em postas ou lombos
• 3 cebolas médias
• 4 tomates médios
• ½ pimentão vermelho
• ½ pimentão verde
• ½ pimentão amarelo
• 4 ovos
• 1 xícara de azeite de oliva virgem extra
• 1 xícara de azeitona preta
• cheiro verde picado a gosto
• pimenta do reino
• sal
Modo de preparar
Tempo de cozimento do bacalhal já dessalgado de 10 a 15 minutos.
Quando as lascas se soltarem facilmente está no ponto
Cozinhe os ovos
Escorra a água da panela e deixe os ingredientes esfriar um pouco. Enquanto o bacalhau ainda está morno, retire os espinhos e as peles e, em seguida, descasque os ovos e corte-os em rodelas. Reserve.
Descasque as cebolas e as batatas e retire o caule dos pimentões. Corte estes legumes e também os tomates em rodelas, sem esquecer de retirar as sementes dos pimentões.
Ferva as rodelas de batata por 5 minutos no fogo alto, para que cozinhem mais depressa no forno e se mantenham macias. Escorra as batatas e coloque numa assadeira untada com azeite. Tempere com sal e pimenta a gosto e coloque um fio de azeite.
(Se tiver panela ou assadeira de barro é mais ideal)

Arrume o bacalhau em postas ou lombos sobre as batatas e decore com as rodelas de ovo, tomates, cebolas e pimentões por cima e em redor. Regue com azeite abundantemente, polvilhe sal e pimenta do reino e cubra com papel alumínio. Leve ao forno a 200ºC durante 20-30 minutos.
Dica: Você pode adicionar as azeitonas antes ou depois de assar a bacalhoada. No entanto, lembre que as azeitonas ficam murchas após assar no forno.
Depois do tempo indicado retire o papel alumínio e deixe a bacalhoada à portuguesa no forno por 10 minutos, somente para dourar. Sirva com azeitonas pretas e cheiro verde picado
|
0 Comentários