Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 24-09-2021 às 17:01

Arquitetas fazem projeto para flat com móveis multifuncionais

O projeto feito para um flat de 38m² utiliza de técnicas e móveis multifuncionais para ampliar o espaço; as arquitetas do Studio M&A Arquitetura contam os detalhes do projeto

Uma das soluções para espaços pequenos são os móveis multifuncionais, que podem evitar que o apartamento fique lotado com móveis | Creditos: Divulgação

Nos últimos anos, os brasileiros começaram a buscar por uma moradia mais compacta e prática. A principal tendência que está em alta são os microapartamentos - ou apartamentos mais compactos. Para se ter uma ideia, o Grupo Zap, especializado em imóveis, calculou que entre 2012 e 2019 foram lançadas mais de 55 mil unidades nesta categoria. Nesses espaços mais compactos, o estilo de decoração buscado também precisa ser um pouco alterado. É preciso saber aproveitar e valorizar todo o espaço disponível.

Foi pensando nisso que as arquitetas e sócias-proprietárias do Studio M&A Arquitetura, Camila Marinho e Renata Assarito, criaram um projeto para um flat de 38m², na região de Guarulhos. “A cliente nos procurou através de indicação. Foi preciso criar um planejamento que coubesse todos os itens desejados, com espaço para home office e receber as visitas. Desenvolvemos e personalizamos todo o projeto com as características da cliente, mulher, jovem, profissional da saúde e solteira. Fizemos um briefing para entender sua rotina, suas necessidades, horários e hábitos”, explica a arquiteta Renata Assarito.


 

Para a sócia Camila Marinho, o principal desafio do projeto foi encaixar todos os desejos da cliente em um apartamento tão compacto. “É fundamental que, em todos os projetos, mas principalmente nos de apartamentos menores, o apartamento não fique somente bonito, mas funcional para quem irá habitar. Já para as cores, buscamos as preferências da cliente e optamos por algo mais clean e jovem com alguns toques de cor. Nos inspiramos na paleta de cor de um pôr do sol na praia, que é algo que ela ama. A paleta vai do azul do mar ao laranja do pôr do sol”, explica.

 

Amplitude do espaço

Pensando na metragem do flat, as arquitetas optaram por usar técnicas que dêem a sensação de amplitude para o espaço. “Optamos por usar espaços mais integrados, então quebramos a parede que dividia a sala e a varanda. Além disso, não colocamos nenhum fechamento entre a sala e o quarto, o que nos traz a sensação de que o local está ampliado e tem mais espaço para circulação”, conta Renata Assarito.

Outra técnica para destacar a luz natural que entra é utilizar cores com tons mais neutros. “Utilizamos cores claras em todo o apartamento, tanto as paredes quanto o piso e a marcenaria tem uma base mais puxada para o cinza. Deixamos o toque de cor em alguns detalhes como o sofá e almofadas. Visualmente, isso nos traz amplitude no espaço. Além disso, colocamos uma parede espelhada logo na entrada do apartamento”, completa Camila Marinho.

Móveis multifuncionais

Outra solução para espaços pequenos são os móveis multifuncionais, que podem evitar que o apartamento fique lotado com móveis desnecessários. “Aproveitamos o espaço com uma marcenaria inteligente e criamos móveis que tivessem mais de uma função. Um dos exemplos é o painel que faz a divisão entre a sala e o quarto. Utilizamos um painel giratório, então ela precisa apenas de uma TV ao invés de duas. Isso nos economizou espaço e deixou o ambiente ainda mais despojado. Além disso, o mesmo móvel tem uma bancada que é usada para home office e abrindo uma porta basculante é uma penteadeira”, diz Assarito.

 

Além do painel giratório, outra solução foi colocar portas frontais no banco da áreagourmet para guardar itens de limpeza. “Já que não tem lavanderia no apartamento, tentamos aproveitar o espaço de alguma forma para guardar as coisas sem deixar a mostra. Também usamos um banquinho quadrado com rodinhas que serve de apoio para quando tiver mais visitas. Já na cozinha, fizemos uma bancada mais alta para caber a torre quente com o forno e microondas e, ao lado, o armário para a despensa de mantimentos. Logo atrás já colocamos as banquetas que servem para as refeições rápidas do dia a dia”, conclui Marinho.

 

Sobre o Studio M & A Arquitetura

Formadas em arquitetura e especialistas em design de interiores, as arquitetas Camila Marinho e Renata Assarito são sócias do escritório Studio M & A Arquitetura. Fundado em 2017, o escritório conta com diversos projetos residenciais e comerciais em seu portfólio. As arquitetas buscam levar funcionalidade, conforto e estética com um toque especial para cada cliente. O instagram da dupla @studioma_arquitetura traz projetos autorais e dicas de arquitetura, além de possuir alto engajamento. 

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.