Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 04-03-2021 às 23:23

5 dicas para escrever criativamente

Liberte-se da ideia de que um texto precisa começar pela primeira linha do primeiro parágrafo está entre as dicas

Desafie você mesmo a escrever todos os dias, ou com a periodicidade que a sua rotina permitir, mas não deixe passar muito tempo entre um texto e outro | Creditos: Pixabay

A gente acha que escreve criativamente até ler o “Auto da Compadecida” e pensar: poxa, Suassuna, também não precisava humilhar! Mas, calma, Suassuna nem era gente, era gênio. A literatura brasileira está cheia deles. Quem sabe você não é o próximo?

  1. DEIXA QUE DIGAM, QUE PENSEM, QUE FALEM

Todos nós somos criativos. É só pensar na infância, quantas ideias, quanta imaginação! O que acontece é que a vida vai nos moldando, vai fazendo com que tenhamos medo de arriscar, de parecermos ridículos. Mas, no fundo, todo mundo é um pouco ridículo. Assim como as cartas de amor de Fernando Pessoa. Então, não se leve tão a sério. Deixa que digam, que pensem, que falem. Experimente!

  1. MENTE VAZIA, OFICINA DA ESCRITA

Desafie você mesmo a escrever todos os dias, ou com a periodicidade que a sua rotina permitir, mas não deixe passar muito tempo entre um texto e outro. Quando escrevemos com frequência, o fio condutor do raciocínio melhora e as palavras vão ficando mais leves. Reserve um horário na agenda, tente esvaziar a mente da correria opressora do dia (ou faça dela sua inspiração). Permita-se uns minutos de ócio criativo e mãos à obra.

  1. NEM SEMPRE SE COMEÇA PELO COMEÇO

Liberte-se da ideia de que um texto precisa começar pela primeira linha do primeiro parágrafo. Inverta a ordem das coisas! Pense em formas impactantes de terminar um texto e costure sua história de trás para frente, do fim para o começo. É um exercício simples que ajuda a abrir a mente.

  1. TENHA UM FIEL ESCUDEIRO

Escolha uma pessoa com disponibilidade e vontade de ajudar para ler os seus textos. Aquele amigo ou amiga que não vai te desencorajar ou julgar a sua escrita. Alguém que possa te fornecer uma opinião confiável e que te deixe totalmente à vontade para experimentar. Contar com um fiel escudeiro na avaliação dos textos é uma forma gostosa e eficaz de aumentar a confiança em si mesmo.

  1. USE A CRIATIVIDADE ALHEIA A SEU FAVOR

Aprenda com os mestres! Escolha alguns escritores que você considere absurdamente criativos e faça uma imersão em suas obras. Estude-os! Perceba como constroem suas narrativas, como nomeiam os personagens, como começam e terminam suas histórias. Use a criatividade alheia para aprimorar a sua própria. E se não souber quais escritores escolher, Suassuna pode ser um bom começo. Bom não, genial!

Uma boa escrita a todos! E que a criatividade os acompanhe!

BIO DA AUTORA

*Juliana Valentim é jornalista e escritora, com vasta experiência também na área de comunicação corporativa. Autora de três livros, transita por diferentes gêneros literários, passando pelas crônicas, poesias e romances. É palestrante, consultora de escrita criativa e gerencia o perfil no Instagram @palavrasquedancam. Mais informações: www.palavrasquedancam.com.br.


 

 

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.