Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 11-04-2021 às 06:36

50 artistas do centro-oeste participam da exposição "Qual é a sua cruz? no MAS/São Paulo

"Qual é a sua cruz" é uma exposição coletiva projetada pelo artista plástico mato-grossense Gervane de Paula, e está em cartaz, com 70 obras de 51 artistas do centro-oeste, na Sala do MAS, da Estação Metro Tiradentes, em São Paulo.

Dentre as cruzes, obras de Valquez Pimenta, Gervane de Paula (autor do projeto e que ilustra a capa do catálogo) e Vitória Basaia | Creditos: Extraídas do catálogo e do vídeo do MAS

Por Daisy Estrá - Curadora 

 

 

 

 

 

O Museu de Arte Sacra de São Paulo apresenta a mostra “Qual é a Sua Cruz?”, uma fantástica coleção composta por 70 cruzes elaboradas por 50 artistas do centro-oeste brasileiro que permite conhecer as dinâmicas dos processos artísticos daquela região, a ampliar e iluminar as fronteiras deste vasto país.
O artista Gervane de Paula, um dos expoentes da arte mato-grossense, mergulhou em um processo reflexivo acerca das contradições humanas ao produzir cruzes de madeira e, sobre elas,aplicar sua genuína e diversificada impressão. No decorrer do processo, sentiu necessidade de compartilhar a experiência com outros artistas, convidando-os a embarcar na experiência, o que resultou em um belíssimo mosaico onde pode-se ver produções mais acadêmicas até arte urbana, trazendo nomes de gerações distintas para conversar com a contemporaneidade.
O inquieto elenco artístico procura alargar o território da experimentação criativa nas mais variadas possibilidades e, desta forma, fenômenos transitórios da realidade cotidiana sãoapresentados sobre cruzes de madeira. Cores quentes e fortes entremeadas por materiais inusitados, como chifres, couro de boi, casco e ossos de animais, pedras, cerâmica, lata, borracha, tecido, plástico e tantos outros materiais dialogam entre si,formando uma complexa rede de signos e símbolos. Essa polifonia a dialogar revela a identidade artística da região.
A Cruz, um dos objetos mais antigos do universo simbólico humano, neste contexto, transcende as questões religiosas e está situada no território democrático, laico e plural das artes - onde o espaço encontra-se aberto para variadas interpretações e ressignificações. Essa perspectiva conversa com a atual realidade, podendo ser ponta de lança para imensuráveis associações no processo de reconstrução dos paradigmas que organizam nossa sociedade.
A mostra convida e incentiva o compartilhamento, impulsionando as reflexões para além dos limites imediatos da comunicação simbólica. Trata- se portanto de um roteiro sem destino em que as conjecturas estão liberadas para novas conexões tanto sobre o que a vida nos oferece quanto para o que oferecemos a ela.

--------
Veja o vídeo que mostra a grandeza da exposição.

https://youtu.be/9tcBbx85Tmw

Outras informações

No link a seguir você encontrará as fotos de 70 cruzes elaboradas por 51 artistas do centro-oeste. Você poderá votar em até 3 obras. Participe da interatividade.

Foram homenageados na mostra: Adir Sodré, Conceição dos Bugres, Benedito Nunes, João Sebastião, Lupércio dos Anjos e Roberto de Almeida.

----------

Artistas participantes
Adriana Milano, Aleixo Cortez, Ana Paula de Almeida André Gorayeb, Arthur Escovino, Arthur Torezam, Babu 78,, Carlos Batista, Carlos Lopes, Carlos Sodré? Cida Silva, Clovis Irigaray, Cleusa Silvério, Dalva de Barros, Dora Lopez de Deus, Edney Antunes, Elias de Paula, Eugênia Vieira,?Francisco Diomar, Georges de Paula, Gervane de Paula
Henrique Bertulani Humberto Espíndola, Jaqueline Barroso. Javier Porporatto,Jean Siqueira,Julia Rodrigues, Júlio Cesar, Junne Fontenele, Letícia Peroni
Luis Segadas, Marcia e Ronaldo Rodrigues Mari Gemma,Michel Abissal, Olímpio Bezerra, Paulo Pires, Rimaro, Ruth Albernaz, Sebastião Silva, Télio Donizetti, Valquez Pimenta, Vitória Basaia, Waldomiro de Deus Wander Melo e Wânia de Paula.

 

 

 

 

Serviço

Museu de Arte Sacra

Horário de funcionamento

Terça a domingo - 9h00 às 17h00 (Entrada permitida até 16h30).

Ingresso R$ 6,00 - Estudante paga R$ 3,00.

Aos sábados a visita é gratuita.

Localização

Avenida Tiradentes, 676 - Luz

São Paulo-SP


(Para mais detalhes, incluindo o catálogo da exposição, visite o site do Museu de Arte Sacra de São Paulo

Veja http://museuartesacra.org.br/votacao-cruz/

Veja algumas fotos reproduzidas do vídeo da mostra

 

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.