

A importância do projeto se configura, especialmente, pelo desenvolvimento da autoestima das autoras envolvidas e na possibilidade de valorização da intelectualidade das mulheres negras e indígenas de Rondônia e Mato Grosso.
Publicado em: 24-01-2021 08:00hs | Fonte: Unemat.
A importância do projeto se configura, especialmente, pelo desenvolvimento da autoestima das autoras envolvidas e na possibilidade de valorização da intelectualidade das mulheres negras e indígenas de Rondônia e Mato Grosso. | Creditos: Pixabay montagem
O Instituto Federal de Rondônia (IFRO) e a Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) promovem o I Concurso Literário de contos - IFRO/UNEMAT, que visa fomentar a representatividade negra e indígena na literatura, a fim de que a comunidade constitua uma visão de mundo mais ampla a respeito do local onde seus membros estão inseridos. As inscrições são totalmente gratuitas e podem ser feitas somente pelo sistema on-line até o dia 15 de fevereiro através de formulário disponível no link: http://https://forms.gle/RT4k8UHvsZzeP59z5
A importância do projeto se configura, especialmente, pelo desenvolvimento da autoestima das autoras envolvidas e na possibilidade de valorização da intelectualidade das mulheres negras e indígenas de Rondônia e Mato Grosso. Em primeiro lugar, a publicação dos textos literários produzidos por essas mulheres e a divulgação de suas histórias nas mídias oficiais das instituições envolvidas permitirá que a comunidade reconstrua o seu imaginário sobre o sujeito mulher negra e o sujeito mulher indígena. Além disso, a doação das obras impressas a escolas da região ampliará o público leitor e possibilitará que outras mulheres negras e indígenas se vejam representadas na produção literária contemporânea.
O Concurso é uma das ações do Projeto de Ensino e Extensão Concurso Literário de Contos aprovado pelo Departamento de Extensão e o Departamento de Ensino do IFRO, Campus Cacoal, e pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UNEMAT.
Os professores responsáveis pelo concurso são Jeciane de Paula Oliveira (IFRO) e Agnaldo Rodrigues da Silva (UNEMAT e Academia Mato-Grossense de Letras).
Constam das condições para a participação das candidatas, que se cumpra os seguintes requisitos:
a) ser maior de 18 anos;
b) estar morando em Rondônia ou Mato Grosso há doze meses ou mais;
c) autodeclarar-se mulher negra e/ou indígena.
0 Comentários