Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 22-10-2021 às 18:23

Manual do WhatsApp: como otimizar o seu tempo e o dos outros

 O Manual do WhatsApp, criado pela jornalista Karolina Vieira faz muito sucesso e ela escreveu o artigo para falar da iniciativa.

Muitas pessoas sobrecarregadas e preocupadas lidando com a exaustão desse aplicativo que é um aliado e que pode nos ajudar muito, mas que também pode virar uma máquina de tortura e ansiedade nas mãos de quem não sabe lidar com ele. | Creditos: Divulgação

Por Karolina Vieira – jornalista e criadora do Método LIDE para planejamento de vida

Há alguns meses, fiz um post no meu perfil do Instagram sobre esse Manual do WhatsApp e ele fez muito sucesso. Foi assim que percebi que algo que me incomodava tanto também incomodava outras pessoas que estavam sobrecarregadas tentando aprender a trabalhar em home office.

Se eu, que já trabalho em casa e para mim mesma há cinco anos, estava tendo dificuldade em lidar com isso na pandemia, imagina as pessoas que precisaram ir trabalhar de casa com chefes, colegas e parentes que não têm limites!

Muitas pessoas sobrecarregadas e preocupadas lidando com a exaustão desse aplicativo que é um aliado e que pode nos ajudar muito, mas que também pode virar uma máquina de tortura e ansiedade nas mãos de quem não sabe lidar com ele.

Por isso, antes que a gente enlouqueça ou enlouqueça os outros: precisamos aprender a usar o WhatsApp para enviar e responder mensagens e também temos que educar as pessoas a fazerem isso também. Isso vai ajudar a descomplicar nossa vida e não destruir nossa saúde mental.

Criei esse manual para orientar as pessoas a terem uma comunicação mais efetiva e é justamente esse o foco do meu conteúdo no Instagram @lidecomkarolina: incentivar a rotina subversiva para que a gente esqueça as regras e possa ser produtivo tendo paz e evitando um colapso nervoso.

Antes de mais nada, precisamos deixar algumas regras claras:

  • Ninguém recebe para estar conectado ao trabalho o tempo todo;
  • Não é porque estamos on-line que estamos disponíveis para responder;
  • Todo mundo tem sua vida para cuidar e não tem obrigação de responder na mesma hora;
  • Ser educado é tão fundamental que eu nem precisaria mencionar isso;
  • Se você não conhece a pessoa com quem você está falando, é fundamental se apresentar e explicar o que precisa;
  • Se for muito importante (raramente é), ligue;
  • E, claro, se o prazo está curto é porque você não se organizou para pedir antes, então... paciência. Se organiza melhor da próxima vez.

 

Quem você é no whatsapp x Quem você deveria ser (foto 1 abaixo)

Não seja a pessoa chata que interrompe os outros várias vezes enviando um monte de mensagens. Seja específico, objetivo e claro sobre o que precisa, para quando precisa e quais são os próximos passos. Na prática, funciona assim:

 

  • Dê todas as informações que a pessoa precisa para fazer o que você está pedindo, assim você otimiza o seu tempo e o dela;
  • Quando ela puder te responder, terá em mãos as informações que precisa e não vai ficar te perguntando e te interrompendo;
  • Você vai conseguir focar em todas as outras coisas importantes que precisa fazer e quando o retorno vier, será completo.

 

Para ficar mais claro, temos dois exemplos práticos:

A comunicação é uma das habilidades mais importantes que podemos ter e quando ela é amadora, são grandes as chances de não sermos bem entendidos ou até mesmo de perder muito tempo tentando fazer isso.

Aprender a se comunicar de maneira efetiva facilita a sua vida e a dos outros e ajuda até a se conectar mais com as pessoas.

De coração, espero que isso seja útil. Já compartilha esse texto no grupo da empresa, da faculdade e da família. Se preferir pode compartilhar também o post do Instagram, através deste link https://www.instagram.com/p/CC8TGMjJaVQ/

Se quiser acompanhar mais dicas sobre planejamento, produtividade, otimização de uma #rotinasubversiva e reflexões sobre empreendedorismo, me siga no Instagram @lidecomkarolina e entra em contato comigo pelo direct contando o que achou desse conteúdo.

https://www.youtube.com/watch?v=oGQa8xOHnNs

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.