Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 04-03-2021 às 23:33

Cuidado com álcool em gel no verão: produto aumenta o risco de manchas em quem tem dermatites

Eficaz na higienização das mãos e essencial para o combate ao novo coronavírus, o produto deve ser usado com cautela ao longo da estação mais quente do ano.

“Apesar das dermatites por álcool surgirem em qualquer período, no verão essa preocupação é redobrada pelo elevado risco de surgimento de manchas pela exposição solar mais intensa e frequente”, | Creditos: PixaBay

O álcool em gel conquistou espaço importante no dia a dia de todos por conta da pandemia. Eficaz na higienização das mãos e essencial para o combate ao novo coronavírus, o produto deve ser usado com cautela ao longo da estação mais quente do ano. Segundo a dermatologista do Hospital Edmundo Vasconcelos, Isis Veronez Minami, a combinação entre o álcool e exposição solar piora o caso de pacientes com dermatite, ocasionando manchas.

“Apesar das dermatites por álcool surgirem em qualquer período, no verão essa preocupação é redobrada pelo elevado risco de surgimento de manchas pela exposição solar mais intensa e frequente”, explica. “Somado a isso, o sol pode piorar a sensação de ardência, coceira e vermelhidão - características do problema”, comenta.

Pacientes que já apresentam alterações de pele como psoríase, dermatite atópica ou dermatite de contato têm maior probabilidade de desenvolver essas irritações ocasionadas pela associação entre o sol e o uso do álcool em gel. Por isso a dermatologista do Edmundo Vasconcelos recomenda que se evitem as doses excessivas – o ideal é que a porção do produto seja suficiente para limpar toda a superfície das mãos, palmas e dorso.

“É preciso lembrar que a aplicação não deve ser exagerada e que a opção deve ser escolhida apenas quando não há alternativa. O melhor é sempre optar pela lavagem das mãos com água e sabão para evitar o ressecamento da pele, as dermatites e, como consequência, as manchas”, enfatiza Isis Veronez Minami.

Em casos já consolidados de dermatite pelo uso do álcool em gel, o importante é tratar de forma precoce. Para isso, a especialista esclarece que a escolha do método depende do grau de comprometimento da região. “O uso de pomadas muda conforme o quadro do paciente. O tratamento engloba ainda hidratantes e filtro solar - recursos importantes também para a prevenção”, conclui.

HOSPITAL EDMUNDO VASCONCELOS

Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Hospital Edmundo Vasconcelos atende em mais de 50 especialidades. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 230 mil consultas ambulatoriais, 145 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,45 milhão de exames por ano. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 - Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e estar no ranking das Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil 2020 e em primeiro lugar na categoria Saúde - Hospitais, conquistado por quatro anos consecutivos.

Rua Borges Lagoa, 1.450 - Vila Clementino, Zona Sul de São Paulo.

Tel. (11) 5080-4000

Site: www.hpev.com.br

Facebook: www.facebook.com/HospitalEdmundoVasconcelos/

Twitter: www.twitter.com/Hospital_EV

YouTube: www.youtube.com/user/HospitalEV

Linkedin: www.linkedin.com/company/19027549

Instagram: www.instagram.com/hospitaledmundovasconcelos/

Informações para a imprensa:

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.