Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 31-07-2021 às 17:59

Enfermeira e influencer, Katherine Maurente fala sobre a importância do Janeiro Branco

Campanha que convida pessoas a refletirem sobre a saúde mental ganha adesão da influencer Katherine Maurente

Uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde em 2020 constatou ansiedade em 86,5% dos participantes; transtorno de estresse pós-traumático em 45,5% e depressão grave em 16% dos entrevistados. | Creditos: Pixabay e divulgação

Em tempos de pandemia nunca foi tão importante e esteve tanto em debate a saúde mental. Os efeitos provocados pelo medo da COVID-19, o distanciamento social e até a perda de entes queridos provocaram efeitos no psicológico de muitas pessoas.

A campanha Janeiro Branco chegou à sua 8ª edição com o tema “Todo Cuidado Conta”. Neste ano, a ação busca promover a importância da saúde mental em meio à pandemia da covid-19. Uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde em 2020 constatou ansiedade em 86,5% dos participantes; transtorno de estresse pós-traumático em 45,5% e depressão grave em 16% dos entrevistados.
A  enfermeira e influencer Katherine abordou a importância da campanha.

"Esta campanha convida pessoas a refletirem sobre a saúde mental. O maior objetivo desta campanha é promover a conscientização para prevenção ao adoecimento emocional, as crises psicossomáticas, algo que gera impactos preocupantes na nossa sociedade principalmente agora em época de pandemia", afirma a profissional.

Segundo Katherine o que motiva a criação da campanha é que as pessoas estão adoecendo em quantidade e ritmo preocupantes.

"Janeiro branco busca combater, no entanto, justamente a falta de conhecimento sobre o tema e alguns tabus e preconceitos que dificultam a discussão", acrescenta.

De acordo com Maurente, a campanha estabelece 5 objetivos que orientam suas atividades:

1- Marcar o mês de Janeiro

Aproveitar a união em família e amigos para uma reflexão sobre a saúde mental, os traumas, ser empático e onde buscar apoio.

2- Chamar atenção para o tema

Promover ações, com variados temas sobre saúde mental, do que se trata, quais as principais doenças, como afeta, como lidar, onde buscar ajuda, etc.

3- Aproveitar a simbologia do ano novo

As pessoas ainda estão no ritmo de reflexão então refletem sobre a própria vida e conseguem compreender o próximo.

4- Espalhar mensagem pelas instituições

Utiliza mídias e instituições (públicas e privadas ), pois são grandes meios de comunicação, além de serem bastante afetados por estas questões.

5- Estimular uma cultura de saúde mental

Fazer com que a sociedade valorize a saúde mental como prioridade, como qualquer outra parte do corpo, isto fortalece o autocuidado entre as pessoas, gerando assim a criação de políticas públicas para ajudar a população.

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.