Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 23-01-2021 às 09:43

Desde o século IV o dia 25 de dezembro é a data oficial do Natal

Zilda Zompero é o Papai Noel Pantaneiro | Creditos: Denise Maia/ Studio Press

O Natal é uma data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo. Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus. Foi somente no século IV que o 25 de dezembro tornou-se oficial como comemoração. Apesar disso, a festa também tem um grande peso na cultura secular (não religiosa), sendo considerada um momento de fraternidade.

Papai Noel ou Pai Natal é uma figura que, em muitas culturas ocidentais, traz presentes aos lares de crianças bem-comportadas na noite da Véspera de Natal, o dia 24 de dezembro, ou no Dia de São Nicolau. A lenda pode ter se baseado em parte em contos hagiográficos sobre a figura histórica de São Nicolau. 

São Nicolau 

O nome “Santa Claus”, como Noel é conhecido em inglês, é uma adaptação de “Sinterklaas”, forma como São Nicolau era chamado pelos holandeses, que levaram suas tradições natalinas para colônias na América. Já por aqui, a origem da expressão "Papai Noel" tem raízes no idioma francês, no qual Noël significa "Natal".

Papai Noel Pantaneiro 

O Papai Noel Pantaneiro. Em Mato Grosso, o produtor cultural Clovis de Matos assumiu o personagem de Papai Noel Pantaneiro e leva brinquedos e livros para crianças da região. Nos últimos anos ele tem sido muito apoiado pela Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais-BPW Cuiabá que juntamente da empresa Eletro Fios , dirigida por Zilda Zompero, presidente da BPW Cuiabá são responsáveis pelas maiores arrecadações.

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.