Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 17-01-2021 às 20:42

Dicas para lidar com o estresse durante a pandemia da Covid-19

Se você estiver experienciando sinais físicos de estresse, o Dr. Craig Sawchuk diz que técnicas de relaxamento, como meditação, respiração focada ou massagem, podem ajudar.

“Para muitas pessoas, só estar consciente de talvez estar agindo de uma maneira específica ou respondendo de uma certa maneira pode, na verdade, ajudá-los a começar a fazer alguns ajustes e algumas mudanças por conta própria" | Creditos: PixaBay

pandemia da COVID-19 perturbou muito a vida de todos, criando uma muito estresse. Você pode não perceber, mas o estresse pode afetar sua saúde. Dores de cabeça frequentes, problemas para dormir, fadiga, dores musculares e dores de estômago são só alguns sintomas que o estresse pode causar na sua vida.

Todo mundo tem um “estressômetro”, de acordo com o Dr. Craig Sawchuk, psicólogo da Mayo Clinic. É uma indicação do seu corpo que o estresse está afetando sua saúde no geral.

“Uma maneira a qual pensamos que as pessoas experienciam o estresse é fisicamente. Podemos experienciá-lo em nosso estômago. Nosso sono é interrompido. Nos sentimos muito mais tensos,” diz o Dr. Sawchuk. “Podemos senti-lo emocionalmente também, algumas vezes mais daquela irritabilidade ou às vezes até mesmo uma diminuição das emoções. Às vezes o vemos em termos de como pensamos, seja na dificuldade para se concentrar, nos preocupando ou remoendo mais ou às vezes como nos comportamos. Algumas vezes tendemos a nos retrair ou talvez começar a comer ou beber mais. Então é realmente importante prestarmos atenção em nosso estressômetro.”

Se você estiver experienciando sinais físicos de estresse, o Dr. Sawchuk diz que técnicas de relaxamento, como meditação, respiração focada ou massagem, podem ajudar. Manter uma boa rotina de sono e ter uma dieta saudável e balanceada é importante. Exercício regular também pode ajudar a aliviar o estresse. E evitar consumo de tabaco, excesso de cafeína e álcool. 

“Se estamos batalhando dificuldades com nosso pensamento, algumas vezes ser capaz de escrever as preocupações em um diário, escrevê-las de maneiras que desafiem a tentar ver as coisas de maneira mais flexível, também pode ajudar,” afirma o Dr. Sawchuk. “Se vemos que estamos nos retraindo mais, também é bom e importante prestarmos atenção nisso e criarmos objetivos de nos aproximar de outras pessoas saudáveis em nossa vida.”

Reconhecer como o estresse está afetando os outros e nos aproximarmos deles é importante.

“No mínimo, convidar para uma conversa sobre isso, conscientizando-os disso e não transformando o assunto em uma briga ou um conflito. Assim: ‘Ei, sabe, eu reparei que você está agindo dessa maneira. Você tem notado isso também?’” diz o Dr. Sawchuk. “Para muitas pessoas, só estar consciente de talvez estar agindo de uma maneira específica ou respondendo de uma certa maneira pode, na verdade, ajudá-los a começar a fazer alguns ajustes e algumas mudanças por conta própria.

Sobre a Mayo Clinic
Mayo Clinic é uma organização sem fins lucrativos comprometida com a inovação na prática clínica, educação e pesquisa e com oferecer compaixão, conhecimento e respostas a todos que precisam de cura. Visite a Rede de Notícias da Mayo Clinic, para obter outras notícias da Mayo Clinic, e Mayo Clinic Facts para obter mais informações sobre a Mayo.

Imagens relacionadas


Pexels
baixar em alta resolução


 

 

Sherlock Communications     ​Patricia Zylberman
Consultant
(11) 97244-7743

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.