Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 23-01-2021 às 10:24

A tendência das clínicas odontológicas

O atendimento digital já é uma realidade em clínicas brasileiras

A teleodontologia ainda precisa ser mais desmistificada no mercado e aceita pelos profissionais | Creditos: PixaBay

Os grandes saltos tecnológicos em diversas áreas da saúde vêm provocando verdadeiras revoluções nas vidas de pacientes e dentistas.  Alguns processos tiveram que se reinventar e se adequar a pandemia, e uma das áreas que mais tem se beneficiado com os recursos tecnológicos foi a odontologia. Algumas inovações vieram para fazer da ida ao dentista um processo menos doloroso e traumático. O atendimento odontológico à distância está se mostrando uma boa solução para manter as contas das clínicas e a saúde bucal dos pacientes em dia. 

Para o cirurgião dentista, Guilad Weil, da GW Odontologia Moderna, a teleodontologia ainda precisa ser mais desmistificada no mercado e aceita pelos profissionais “Há muita rejeição por parte dos próprios dentistas contra a teleodontologia, pois a  maioria  dos dentistas tem uma visão e não veem a odontologia nas suas inúmeras especialidades e nem conseguem imaginar as indicações práticas e úteis deste procedimento”, ressalta.

Para o cirurgião algumas ações preventivas poderiam ser facilmente resolvidas com o teleatendimento “Podemos utilizar na odontologia preventiva, em situações de  urgência em várias especialidades, fazer uma receita de antibiótico remotamente sem obrigar o paciente a se deslocar ao consultório, ajudar em situações de dores orofaciais e orientar os pais ou cuidadores em odontopediatria, são alguns dos exemplos que o atendimento remoto seria de grande ganho aos envolvidos”, reforça.

A teleodontologia é algo muito novo na área, recentemente o Conselho Federal de Odontologia, por meio da resolução CFO-226/2020, regulamentou essa modalidade de atendimento.

Os principais benefícios de atender os pacientes de forma remota é a possibilidade de realizar o mesmo em qualquer lugar do país ou do mundo, sem que ninguém precise se deslocar ao consultório em caso de urgência, ou durante uma pandemia como vivemos hoje. Além disso, a redução de custos ao dentista e paciente, também podem ser destacados como um grande ganho.

Outra possibilidade da ferramenta é dar acesso a mais de um profissional para a indicação de um tratamento ou ajuda em um diagnóstico.  “Como malefício vejo apenas a impossibilidade de atuação quando o tratamento exigir a presença física do paciente para um procedimento específico. A teleodontologia não irá substituir o atendimento presencial, mas sim, complementar. Acredito que uma consulta inicial por tele e uma presencial quando possível é o que o futuro reserva para as clínicas odontontológicas”, explica Guilad. 

Para o Superintendente da Easy Software, Alexandre Petersen, que já trabalha com avanços tecnológicos em clínicas há mais de 25 anos, a odontologia à distância é uma questão de tempo para todas as clínicas brasileiras “Tenho diversos clientes que já trabalham com teleodontologia e obtém um resultado extremamente positivo neste recurso. Estamos passando por um momento em que devemos investir em tecnologia e na otimização de serviços, este é um caminho sem volta e os profissionais devem estar preparados”, reforçou. 

Sobre a aceitação do tratamento à distância, o cirurgião é categórico “Sim, sem exceção. Todos os meus pacientes aprovaram e aprovam a técnica. Todos ficaram satisfeitos”, finalizou.

Sobre a Easy Software                                                                              

Há 25 anos sendo referência no mercado de tecnologia para gestão de clínicas e consultórios, a Easy Software  foi escolhida em 2008 para compor a família de empresas da OdontoPrev S/A, a maior operadora de Odontologia em grupo do país e uma das maiores do mundo, com mais de 7 milhões de associados. A OdontoPrev e a Easy Software provêm a melhor plataforma tecnológica atualmente existente no mercado. Com unidades em São Carlos e Barueri, a empresa conta com mais de 25 mil usuários no Brasil e exterior.

www.easydentalcloud.com.br

 

 

    

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.