Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 23-01-2021 às 10:54

Aumenta 21% no número de jovens interessados em voluntariado, segundo pesquisa do Atados

Aproveitando o crescimento do voluntariado no Brasil, instituição organiza evento para o Dia das Boas Ações como parte das iniciativas de 2020

Fazem parte da programação do DBA 2020 atrações artísticas e musicais como o Samba de Dandara  | Creditos: Daniel Oliveira

Atados, uma iniciativa social que conecta pessoas e organizações facilitando o engajamento em diversas oportunidades de voluntariado, revelou que durante a pandemia houve aumento de 12% nas inscrições para trabalho voluntário quando comparado ao mesmo período de 2019. Durante a pandemia do novo coronavírus, diversas ONGs e instituições ficaram em situação de vulnerabilidade, precisando do auxílio de novos colaboradores e de equipe. Segundo a plataforma, 249 novas ONGs se cadastraram no site em busca de voluntários.

Mudança no perfil do voluntário

De acordo com o levantamento, em 2019 existiam 73% de mulheres e 27% de homens cadastrados na plataforma do Atados. Em 2020, esse número mudou: mais homens estavam inscritos para práticas voluntárias (45%). A mudança também foi vista com relação à faixa etária. Em 2020 35% dos inscritos têm entre 18-24 anos, já em 2019, os jovens representavam apenas 14% dos inscritos. 

O distanciamento social fez com que a procura por voluntariado a distância (online) desse um salto: aumento de 252% comparado ao mesmo período de 2019. “As pessoas passaram a ter mais tempo em suas mãos para dedicar ao próximo, e acreditamos que esse foi o principal motivo para o crescimento que percebemos na plataforma”, disse Beatriz Basile de Carvalho, coordenadora de redes do Atados. “A quarentena revelou de forma exacerbada diversos problemas que sempre existiram, muitas vezes invisíveis para muitos. Com certeza esse período fez com que as pessoas se sentissem mais solidárias e estivessem mais dispostas a doar tempo e recursos”, concluiu Beatriz. 

O Dia das Boas Ações

Como parte das ações realizadas pelo Atados em 2020, está a quinta edição no Brasil do Dia das Boas Ações - maior movimento de voluntariado do mundo, promovido para mobilizar e despertar pessoas, organizações e empresas para a atuação social – acontecerá este ano no dia 5 de dezembro, no Dia Mundial do Voluntariado, em um evento online aberto e gratuito.  

Realizado em mais de 100 países no mundo, a iniciativa é organizada no Brasil pelo Atados, em parceria com a Muda Cultural. O evento tem o intuito de fortalecer e aumentar o movimento e a cultura do voluntariado no Brasil. Esse ano, por ser um evento online, o movimento será nacional, mobilizando pessoas em todos os estados brasileiros.

Programação

Fazem parte da programação do DBA 2020 atrações artísticas e musicais como o Sarau das Pretas Samba de Dandara e uma uma oficina de LiteraRap (escrita através do rap, literatura e poesia), pelo coletivo Dente de Leoa. Além disso, o DBA 2020 trará convidados especiais para rodas de conversa sobre educação e diversidade, e durante todo o evento, serão divulgadas vagas de voluntariado e histórias inspiradoras das organizações e projetos sociais da rede do Atados.

Como parte do movimento do Dia das Boas Ações, na semana seguinte ao evento online, acontecerão atividades de voluntariado, incluindo ações online como trocas de experiências entre voluntários e atendidos, oficinas e trocas de saberes e ações presenciais (seguindo os devidos cuidados de saúde) como mutirão de limpeza e plantio. 

A importância do voluntariado 

Considerado o maior movimento de mobilização voluntária do mundo, o Dia das Boas Ações é realizado em mais de 100 países. No Brasil, a primeira edição aconteceu em 2016 e teve atividades distribuídas por mais de 40 cidades, beneficiando mais de 40 mil pessoas em quase 300 iniciativas. Na edição passada, o evento mobilizou 108 países, com 23.000 projetos e mais de 3.900 voluntários. 

“Quanto aos temas das causas mais procuradas no site do Atados, os que mais chamaram a atenção do público foram as relacionadas à treinamento profissional, combate à pobreza, educação, mulheres e direitos humanos. O propósito do DBA é conectar pessoas interessadas e preocupadas com o próximo à causas e ONGs que podem contribuir. É ser um ponto de partida para uma atuação voluntária com real poder transformador”, explica Marina Frota, diretora do Atados.

Hoje o Atados conta com mais de 2.500 ONGs inscritas e mais de 155 mil voluntários. A 5ª edição do DBA é patrocinada pela Bexp (Best Experience) e Track & Field e realizada através do ProAC ICMS. Apoio: Catraca Livre.  

Dia das Boas Ações 2020

Quando: 5 de dezembro de 2020 às 15h

Onde: Transmissão ao vivo no Dia das Boas Ações (Facebook), Atados (Youtube e Facebook) e Catraca Livre (Youtube e Facebook)

Mais informações: https://www.atados.com.br/dba

Sobre o Atados

O Atados é uma iniciativa social que conecta pessoas e organizações, facilitando o engajamento em diversas oportunidades de voluntariado. Sua principal frente é a plataforma online www.atados.com.br, que conta com mais de 2500 ONGs e cerca de 150 mil voluntários  cadastrados.

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.