Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 16-01-2021 às 22:06

A criatividade por meio do e-commerce

A comunicação contemporânea atravessa uma profunda transformação influenciada pelas tecnologias digitais e devido ao cenário de restrições de circulações ocasionado pela Covid-19.

| Creditos: PixaBay

Por Ana Eliza Lucialdo

O cenário pandêmico criou obstáculos ao comércio. A reinvenção foi inevitável. O Comércio eletrônico brasileiro alcançou a marca de R$ 60 bilhões em transações de vendas e cresceu 47% no primeiro semestre, de acordo com dados da 41ª edição do Webshoppers.

De olho na migração das vendas para o digital, os empreendedores da nova economia entenderam a oportunidade e se adaptaram.  O Live Commerce é um exemplo de criatividade e adequação.

Durante uma live show de artistas renomados, as grandes marcas passaram a disponibilizar promoções para impulsionar suas vendas transformando o evento em uma grande vitrine dos seus produtos e negócios.

Com isso, o ‘evento show’digital oportuniza uma experiência de vendas realizada online por uma transmissão ao vivo (live streaming) com a utilização das redes sociais como Facebook, Instagram, You Tube ou plataformas especializadas.

Importante enfatizar que a comunicação contemporânea atravessa uma profunda transformação influenciada pelas tecnologias digitais e devido ao cenário de restrições de circulações ocasionado pela Covid-19.

Além disso, é fato que as tecnologias digitais são um caminho sem volta. Elas funcionam como sistema integrador e ampliam as práticas mediáticas, e tudo está sendo reformulado.

É evidente que precisamos evidenciar o novo formato de monetização, de geração de riqueza. O que gerava riqueza somente por meio dos recursos como o capital, a terra e o trabalho passaram a gerar a oportunidade de monetização por meio do conhecimento, a tecnologia e a criatividade, apontado como monetização por meios simbólicos (Reis, 2008).

Portanto, a comunicação moderna está em constante transformação e está longe de ser estática, principalmente, devido influências pelo cenário tecnológico e pela rede mundial de tecnologia. A sugestão é ficar de olho nas oportunidades de vendas pelo meios digitais e pensar além do meio físico nas transações comerciais.

 

Ana Eliza Lucialdo é professora, palestrante consultora de estratégia e negócios digitais. Doutoranda com pesquisa em fomento à economia criativa (ECCO/UFMT). Especialista em Políticas Públicas pela Universitat de Girona (Espanha), MBA em Comunicação e Marketing. É filiada a BPW Cuiabá e ao PMI-MT.Instagram e LinkedIn anaelizalucialdo

 

 

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.