

Aconteceu a 5ªedição da entrega do Prêmio Ruth Marques Correa da Costa. A iniciativa é do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Mato Grosso, CEDM/MT
Publicado em: 06-10-2020 22:28hs | Fonte: Margarethe Nunes/CEDM/MT.
Defensora Pública Lindalva de Fatima Ramos, foi agraciada com o Prêmio Ruth Marques Correa da Costa | Creditos:
A premiação visa homenagear mulheres que se destacaram na defesa dos direitos humanos das mulheres. A participação é aberta a toda população que pode fazer suas indicações para duas categorias: “em vida” e “in memorian”. As indicações são encaminhadas para o CEDM/MT e as conselheiras fazem a escolha daquelas que serão contempladas.
No entanto, é importante dizer que todas as mulheres que são indicadas são valorizadas, tendo em vista que suas ricas histórias de vida passam a ter mais visibilidade. Num país onde o patriarcalismo e o machismo ainda são muito fortes a impressão que se tem é que os feitos que merecem destaque são desencadeados “apenas pelos homens”. Isto, porqueas ações e conquistas das mulheres, muitas vezes, são silenciadas e menosprezadas.
Desse modo, o CEDM/MT, ao instituir o prêmio Ruth Marques tem como objetivo maior trazer à tona o protagonismo das mulheres na luta pela construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Neste ano várias mulheres concorreram. Mulheres com histórias de vida fascinantes e dignas de verdadeira admiração. Todas foram mencionadas na entrega do prêmio e receberão um diploma pela indicação. A vencedora “in memoriam” foi a indicada do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Educação de Mato Grosso, SINTEP/MT, Doralice Rosa de Oliveira Escolástico.
A querida professora Dora, como era carinhosamente chamada, fez um linda carreira na educação sempre lutando pelo ensino público, gratuita e de qualidade. Doralice foi uma das responsáveis pela estruturação do SINTEP no estado. Vivia no município de Barra do Garças/MT. Além da educação, Doralice foi defensora de várias causas ligadas aos direitos humanos e cidadania. Foi também artista plástica.
Seus familiares, companheiros e companheiras do SINTEP/MTparticiparam da cerimônia e manifestaram sua alegria e emoção por Doralice ter sido escolhida. Na categoria “em vida” a homenageada foi a Defensora Pública Lindalva de Fatima Ramos. Seu nome foi proposto pela Defensoria Pública de Mato Grosso.
A Defensora Pública Lindalva possui um extenso currículo de serviços prestados na Defensoria. Realizou vários projetos e eventos com ações da Defensoria nos bairros voltados à melhoria da qualidade de vida da população. Em sua atuação Lindalva sempre se preocupou com as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Nesse sentido, desenvolveu campanhas de combate ao problema, sendo uma das fundadoras da Rede de Frente que recebeu prêmios nacionais e internacionais. A eminente Defensora esteve presente e falou um pouco do seu trabalho, agradecendo por ter sido uma das agraciadas. Algumas de suas colegas Defensoras também fizeram questão de comparecer e prestigiá-la. Elas comentaram sobre a atuação de Lindalva Fátima Ramos, tecendo muitos elogios.
Um dos pontos altos da entrega do prêmio este ano foi a apresentação da renomada artista Vera Capilé que abrilhantou a ocasião com um belíssimo momento cultural. Vera abriu o evento cantando um trecho do “Hino de Mato Grosso” de forma interpretada. Ao final executou uma canção de sua autoria. Tendo em vista a pandemia do corona vírus tudo ocorreu de modo on line por meio da plataforma gogle met. Houve também a transmissão pelo canal do CEDM/MT no You Tube.
0 Comentários