Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 22-10-2021 às 18:31

Sentir a arquitetura

A arquitetura sempre teve um papel muito importante na sociedade, não apenas contanto a história de uma cidade, país ou nação; mais contanto a própria vida.

Visitar uma localidade pode se transformar em experiência memorável através da sua arquitetura | Creditos: Divulgação

A arquitetura proporciona para o usuário várias sensações, o que pode ser tanto positiva ou negativa. O profissional ao projetar os espaços tanto externo como interno deve ter muita cautela e sensibilidade, pois é através das construções e decorações que irão transmitir sensações de estímulos. Deste das questões mais simples nas concepções dos ambientes, como o uso da cor, textura e forma, até mesmo, as com maior grau de complexibilidade, como o conforto luminotécnico, acústico e térmico, são pensados para relacionar com os sentidos do usuário.

A arquitetura apesar de não ser uma arte muito falada entre as pessoas é tão importante como as outras, tendo um diferencial que não podemos ignorá-la as construções de nossa cidade que estão expostas aos nossos olhares.  A sensação da arquitetura está na arte da forma, da luz, das plantas, das cores, do aroma, e estas sensações nos traz lembranças e emoções tanto boas como ruim. Totalizando assim a sua durabilidade no espaço o que traz um vasto aspecto emocional.

Por isso que, essa arte pode ser traduzida por diversas sensações de emoção de cada pessoa, marcando uma história, um momento, um lugar, uma vida. E é esta emoção que a arquitetura encanta. Assim, podem transformar uma visita a um local em uma experiência memorável, no momento em que o espaço, matéria e elementos se fundem penetram a nossa consciência e nos proporcionam a sensação de bem-estar, criando identificação com a alma. E para isso que as escolhas das matérias são tão importantes para criar atmosferas nos ambientes, trazendo aconchego, alerta, alegria, silêncio, paz, agitação, variando a necessidade do espaço. Jogo de luz e sombra podemprovocar aconchego e encantar; quase que determinando comportamento e sentimentos: uma relação de pura poesias e sinergia entre corpo, mente e arquitetura.

Hossana Cristina Dias diz que a sensação da

arquitetura está na arte da forma, da luz,

das plantas, das cores, do aroma

A propósito, um espaço bem projetado se torna um cenário para uma vida, para uma cidade. Assim devemos pensar os espaços como as sensações que queremos para a nossa sociedade. Espaços de contemplação e relaxamento necessitam de silêncio, somente possível com o partido arquitetônico adequado para o conforto sonoro, já um ambiente comercial necessita de um local de maior fluxo e que remete anecessidade de compra e venda. Além de marcar uma tendência, um marco cultural ou até mesmo histórico, a arquitetura de fachada,urbana, paisagismo e de interiores assim como as demais devem ser projetadas para uma vida, pois é vista, tocada e sentida. 

Alem disso, é tão importante como dar vazão a percepção do entrono, quando há necessidade na cidade. Dessa forma, também acontece com o olfato, em um projeto é possível beneficiar a entrada e permanência de alguns aromas, por meios dos sentidos o corpo aguça a percepção trazendo as lembranças sensoriais do local extremamente importante para a nossa vivencia e até sobrevivência a sensação com o ambiente em que vivemos. Faça um convite aos sentidos, descubra uma relação com a arquitetura, arte e a cidade!

Hossana Cristina é arquiteta em Florianópolis-SC

 

 

 

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.

Volmir Dias . 30-05-2016 21:22hs

Parabéns filha. Belo trabalho. Aprendi mais um pouco dessa bela profissão que escolheu. Já estou esperando a sua próxima publicação. Beijos.