Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 22-10-2021 às 20:15

A praticidade e a história das sapatilhas

A consultora Maria Inês Borges da Silveira, conta um pouco da história de um dos calçados queridinho das mulheres.

| Creditos: Shutterstock

Você sabia que a precursora das nossas amadas sapatilhas foi Brigite Bardot? Sim, depois de anos praticando ballet a atriz queria poder usufruir do conforto das sapatilhas de dança no seu dia a dia. Maria Inês Borges da Silveira, consultora de Comportamento Profissional, Etiqueta Social e Internacional, esclarece que as primeiras sapatilhas surgiram em Paris, na França, quando Rose Repetto, fundadora da Companhia Sapatilhas de Ballet Repetto criou, em 1956, o modelo Cedrillon para atender um pedido da atriz francesa.
 
Mais tarde, o modelo ganharia o mundo, se transformando em um dos grandes símbolos da moda feminina. “O modelo Cendrillon iniciou sua trajetória de sucesso no mundo naquele mesmo ano. Era usado nos palcos e nas ruas, e acabou ganhando também espaço em filmes como ‘E Deus Criou A Mulher’, protagonizado pela fantástica Brigite Bardot”, comenta Maria Inês, que é professora do ISAE/FGV, de Curitiba (PR).
 
Aos poucos, as sapatilhas foram virando sucesso. E, graças a sua leveza e praticidade outras marcas foram surgindo e se destacando. Hoje, os calçados são confeccionados de diversos matérias, estilo e cores. Para a especialista, sapatilhas podem ser combinadas com looks sofisticados e modernos. Além de looks confortáveis para passeios, ou até mesmo dependendo da confecção, usadas num estilo mais requintado e diferenciado.
 
Mas, se você acha que sapatilhas são apenas aquelas que estamos acostumadas a ver nos pés por aí, Maria Inês lembra que existem outros estilos do calçado. “A sapatilha tem origem na palavra sapato (sapato + ilha = substantivo feminino) que ao longo dos anos tem evoluído com características cada vez mais específicas”. Alguns exemplos desses tipos específicos de sapatilha são a chuteira, quando falamos de futebol, a sapatilha de ciclismo, as sabrinas - que são calçados muitas vezes utilizados para dança ou ginastica -, sapatilha de escalada, sapatilha de artes marciais e é claro, as famosas sapatilhas de ballet, as quais deram origem as sapatilhas que usamos hoje.
 
Sapatilhas vieram para ficar e se tornaram indispensáveis no guarda-roupa das mulheres. “As sapatilhas fazem o maior sucesso hoje e estão nos pés de grandes personalidades. Vemos com muita frequência nomes como Angelina Jolie, Kate Middleton e Kate Moss usando sapatilhas nas mais variadas ocasiões. A praticidade, o conforto e a elegância das sapatilhas conquistaram o público feminino e devem permanecer intocáveis por muitos e muitos anos”, completa a especialista.

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.