

Publicado em: 12-03-2016 16:32hs | Fonte: .
| Creditos: Shutterstock
A liraglutida agora tem seu uso aprovado para tratamento da obesidade e chega ao mercado com o nome de Saxenda. A resolução 505/2016, da Anvisa, foi publicada no Diário Oficial da União . O medicamento ainda não está disponível para a venda, tendo em vista que acabou de ser aprovado e agora segue para a fase de produção.
Nos EUA, a Food and Drug Administration (FDA), aprovou o medicamento em dezembro de 2014, como uma opção de tratamento para o controle crônico do peso corporal, associado a uma dieta reduzida em calorias e à prática de atividade física regular.
Dra. Paula Pires endocrinologista da Clinica Essenza (São Paulo), explica que a medicação, já havia sido aprovada em 2010 para o tratamento de diabetes tipo 2 no Brasil, com o nome comercial de Victoza. O medicamento age estimulando o receptor de um hormônio que o próprio organismo produz, chamado GLP-1.
“Este hormônio é produzido naturalmente pelo nosso intestino, em resposta a uma alimentação. Atua diretamente no nosso cérebro, enviando sinais de saciedade e de redução do apetite (Nos diz após uma refeição: Chega! Pode parar de comer, você já está cheio!).” Explica a endocrinologista Dra. Paula Pires.
Foi comprovado que indivíduos obesos possuem uma falha nesse hormônio - que não age tão bem, o que explica um descontrole na hora de comer. Estudos provaram que o uso dessa medicação leva ao menor consumo de alimentos, maior e ainda, modifica a preferência alimentar, reduzindo a escolha de alimentos ricos em açúcar e gordura em prol de alimentos mais saudáveis.
Dra. Paula Pires alerta, que o paciente não deve fazer uso dessa medicação sem acompanhamento médico, pois não é indicada para todos, pois possui contraindicações e efeitos colaterais como qualquer outra droga. Além disso, é uma medicação injetável de alto custo (em torno de 400 reais por mês), então apenas seu médico de confiança poderá pesar o risco/benefício de se investir nessa medicação.
Dra. Paula Pires, é especialista em Endocrinologia, Metabologia e Clínica Médica; especialista em Endocrinologia Pediátrica. Como endocrinologista e clínica geral, atua nas mais diversas áreas da medicina, sempre com uma visão global do funcionamento do corpo humano. Atende todas as faixas etárias, desde a infância, seguindo o crescimento, a puberdade e o desenvolvimento até o envelhecimento e suas alterações hormonais características. Atualmente atende os pacientes em consultório próprio na Clinica Essenza em São Paulo.
0 Comentários