Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 31-07-2021 às 17:37

Diarréia e pelagem sem brilho ocasionados por vermes

Saiba como diagnosticar e eliminar os parasitas que afetam o seu cão. Leia a entrevista da gerente técnica da Virbac (laboratório farmacêutico veterinário), Fabiana Zerbini, ela esclarece dúvidas sobre o assunto e indica opção de vermífugo para tratamento

Assim como os seres humanos, os cães são suscetíveis aos parasitas internos | Creditos: shutterstock

Quais são os sintomas em cães?

Assim como os seres humanos, os cães são suscetíveis aos parasitas internos, mais conhecidos como vermes. Há diferentes tipos de vermes, sendo os mais comuns os intestinais. Eles são transmitidos pela água, pelos alimentos, pelo contato com fezes, outros animais, entre outras formas de contágio. Abaixo segue relação de informações úteis fornecidas pela gerente técnica da Virbac (laboratório farmacêutico veterinário), Fabiana Zerbini, sobre o tema:

São vários. Diarréia, emagrecimento progressivo, crescimento tardio, barriga inchada, fezes com consistência mole e às vezes com sangue, além de anemia. Há outros sintomas, mas esses são os mais comuns.

- Cães de todas as idades podem ser contaminados?

As infecções parasitárias acometem cães de todas as idades, mas usualmente são mais prevalentes em filhotes. Alguns parasitas são transmitidos durante a gestação e/ ou amamentação, caso a mãe tenha vermes.

- Como é feito o diagnóstico?

O animal deve ser levado ao veterinário. Um exame de fezes detecta a presença de vermes. Após o resultado, o profissional estará apto a indicar o tratamento.

- É possível fazer algo para prevenir os vermes?

Sim. A vermifugação deve ser feita periodicamente. Em geral, os veterinários recomendam de três em três meses com reforço 15 dias após a vermifugação. Para o verme do coração é recomendada uma dose a cada mês. Outras precauções: higienizar com frequência os locais onde ficam os animais, sempre fazendo uso de produtos adequados, e não permitir o contato destes com fezes de outros animais, o que pode acontecer durante passeios em locais públicos, por exemplo.

- O ser humano pode ser contaminado?

Sim. A doença é considerada uma zoonose quando é transmitida de animais para seres humanos. A infecção humana ocorre principalmente pela ingestão de ovos larvados presentes no solo poluído, em objetos do animal e em mãos contaminadas com fezes.

- Quais são os tipos mais comuns de vermes?

Cães podem ser parasitados por diversas espécies de vermes redondos (nematóides) e chatos (cestóides). Os animais também podem ser contaminados por protozoários (giárdia).

Opção de vermífugo

A Virbac desenvolveu o Endogard. Trata-se de um vermífugo que elimina todos os parasitas internos e previne contra o verme do coração, o Dirofilária. É palatável, pode ser administrado a filhotes a partir da segunda semana de idade e cadelas gestantes. Auxilia também na prevenção de zoonoses.

Curta o Portal Rosa Choque no Facebook

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.