Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 04-03-2021 às 23:38

Primeiro Festival de Podcast para autores brasileiros

Um Festival de Verão durante a pandemia abre um novo espaço na criação de conteúdos exclusivamente em áudio digital. É o Pod Drama, primeiro Festival de Podcast para autores brasileiros.

A jornalista e atriz Gaby de Saboya e a gestora cultural e a atriz Sandra Rodrigues criaram o primeiro Festival de Podcast voltado para dramaturgos brasileiros. | Creditos:

Uma pesquisa de 2017 mostrou que 70 milhões de brasileiros ouviam algum tipo de áudio digital. Em 2020 este número chegou a 90 milhões.

Por ser um dos formatos digitais em maior ascensão nos últimos tempos, o Brasil aparece hoje como o segundo maior mercado do mundo para Podcasts, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Uma curiosidade é que, de acordo com a pesquisa da Associação Brasileira de Podcasters (Abpod), 75% dos consumidores de Podcasts são homens heterossexuais e, pouco mais da metade, brancos.  Pensando neste mercado, duas mulheres, a jornalista e atriz Gaby de Saboya e a gestora cultural e atriz Sandra Rodrigues criaram o Primeiro Festival de Podcast voltado para dramaturgos brasileiros. Gaby de Saboya idealizou o projeto, pois tem gravado muitos Podcasts como jornalista e sente falta de um espaço maior para a dramaturgia brasileira que teve seu apogeu nos famosos programas de rádio.

A proposta do festival é promover a dramaturgia brasileira e estimular a criação em novos formatos através de um concurso de textos dramatúrgicos inéditos, para o formato de Podcast, destinado ao público jovem e adulto, escrito em língua portuguesa, por autores brasileiros ou estrangeiros, residentes no Brasil. O vencedor receberá um prêmio de R$3.000,00, além de ter o seu Podcast gravado com toda a infraestrutura de um estúdio, com sonoplastia e atores convidados.

Com um olhar de diversidade e inclusão, todos os inscritos terão acesso gratuito a aulas on-line de dramaturgia com o premiado autor Pedro Kosovski e produção e publicação de Podcast com Gustavo Passi, especialista em Podcast e criador dos BeerCast, EmpreendaCast, Pediatracast e SulaCast.  O Festival terá ainda mesas temáticas sobre esse universo, tudo gratuito e on-line, aberto ao público. Deficientes visuais também poderão se inscrever no projeto e participar da criação dos Podcasts. As inscrições começam no dia 26 de janeiro e encerram em 12 de fevereiro. A semana do Festival de Lives com convidados acontecerá entre 15 e 18 de março e no dia 19 de março será anunciado o grande vencedor.

 

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.