Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 07-03-2021 às 17:35

Transpirar: desagradável, mas necessário

O medo de transpirar não é razão para treinar num passo mais lento

| Creditos:

Palmas das mãos suadas, camisetas ensopadas, mats de treino escorregadios: significa transpirar implacavelmente. Afinal, o propósito de um treino de alta intensidade é elevar os vários organismos do corpo, inclusive a temperatura corporal e a frequência cardíaca. Para alguns, transpirar é sinal de treino intenso, outros associam com desleixo. Transpirar é, em primeiro lugar, uma resposta natural do organismo a diferentes situações como calor, ansiedade ou estresse e, portanto, tem um papel muito importante! Pode até ser desagradável, mas tem aspectos positivos muito interessantes.

Transpiração – ar condicionado natural

A transpiração resfria o corpo e, assim, o protege contra o superaquecimento, que pode levar a danos celulares e distúrbios funcionais do organismo. No momento em que o suor evapora, a nossa pele se resfria, de modo a que a temperatura do corpo é mantida em um nível normal, ou até mesmo reduzido. Após pingar ou ter sido enxugado, o suor não pode contribuir em mais nada para o resfriamento evaporativo. Ao invés disso, as glândulas sudoríparas precisam produzir ainda mais suor, a fim de resfriar o corpo. Já que o nosso corpo tenta esfriar os órgãos mais importantes – o cérebro e coração – em primeiro lugar, suor aparece inicialmente na cabeça e na região do peito.

Transpirar limpa!

Entre outras coisas, a pele, o maior órgão em termos de tamanho, também funciona como um órgão excretor para toxinas e produtos metabólicos. Uma unidade exigente de Freeletics acelera e intensifica esse processo e, assim, melhora a sua saúde.

Suor como uma barreira protetora natural

O suor, em conjunto com lipídios especialmente produzidos pela pele (sebo), forma uma camada ácida naturalmente protetora. Basta imaginar um muro que afasta os germes e as bactérias e ainda impede o seu crescimento. O pH ácido do suor é responsável por este efeito. Dependendo do tipo, o pH varia entre quatro e sete, enquanto que o pH normal da nossa pele é aproximadamente sete.

Suor – a substância mensageira secreta

O suor é composto não só de água e resíduos, mas também inclui odores, chamados feromônios. Eles determinam o aroma individual de cada um. Conscientemente, mas também inconscientemente, essas fragrâncias podem decidir se achamos alguém simpático ou até mesmo atraente. Isto não é relevante na formação, porque suor fresco geralmente não cheira. O cheiro desagradável surge apenas quando as bactérias começam seu trabalho na superfície da pele e decompõe o suor.

Não se esqueça de ingerir muito líquido!

Já que o suor é composto principalmente por água, transpiração intensa pode levar à desidratação, que por sua vez pode reduzir, não só o desempenho atlético, mas também minerais valiosos que são perdidos através do suor, na forma de eletrólitos – e que são necessários para o bom funcionamento dos músculos. Mesmo a transpiração sendo muito saudável durante o exercício, uma adequada ingestão de água é obrigatória para substituir o líquido perdido. Para garantir, tenha como meta ingerir três litros ao longo de um dia, e pelo menos um litro adicional em torno do tempo de seu treino.

Transpiração pode ser treinada!

A quantidade da transpiração pode variar de pessoa para pessoa e também depende da genética de cada um. A boa notícia é: A cada treino, o nosso sistema de glândulas sudoríparas é treinado. Atletas começam a suar mais cedo se chegarem a um certo nível de estresse, porque o corpo aprendeu a responder rápida e eficazmente a um aumento correspondente na temperatura do corpo. Além disso, o teor de água pura de suor sobe para que os atletas percam menos eletrólitos. No entanto, uma vez que os atletas têm uma maior tolerância para o estresse, a maioria das pessoas acreditam que eles suam menos e que suar muito é um sinal de um corpo destreinado.

O medo de transpirar, portanto, não é razão para treinar num passo mais lento. Pelo contrário, contanto que seu corpo receba a quantidade adequada de líquidos, dê seu melhor durante o workout! Depois do treino, o banho vai ser ainda mais refrescante e merecido!

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.