Cuiabá - MT, 09-08-2022 às 08:53

Exames laboratoriais são fundamentais para cães e gatos doadores de sangue

Realidade em clínicas e hospitais, os hemocentros veterinários têm sido fundamentais para salvar a vida de cães e gatos que precisam receber sangue. 

| Creditos: Divulgação

Para ser um doador ou receptor, o pet deve atender a alguns critérios de idade e peso e passar por exames laboratoriais que indicarão as condições de saúde dos animais. Apenas veterinários podem coletar sangue. Uma exigência comum é que estejam devidamente vacinados, vermifugados e prevenidos contra ectoparasitas. Além desses requisitos, o cão doador precisa ter entre 1 e 8 anos e 27 quilos no mínimo. Os gatos doadores devem ter mais de 4 quilos e entre 1 e 7 anos. Ambos devem ser de temperamento dócil.

Os exames laboratoriais que devem ser feitos no cão que será doador são: hemograma completo, função renal, além de testes que constatem ou descartem Leshmaniose (IFI), Dirofilariose, Erliquiose, Lyme e Brucelose, e exame físico completo. 

Para os gatos doadores são exigidos também sorologias para FIV (Imunodeficiência Viral Felina), FELV (Leucemia Viral Felina), PCR Micoplasmose e Tipagem sanguínea.

A linha Vetfast da Bioclin oferece testes para a detecção de doenças e que permitem o diagnóstico rápido e preciso, garantindo a testagem preventiva dos doadores e segurança dos receptores.

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.