Cuiabá - MT, 27-05-2022 às 11:20

Empoderamento e superação no foco do 20° Março é Mulher da BPW Cuiabá

O 20º Março é Mulher, realização da Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais-BPW Cuiabá, com o tema ”Empoderamento Rosa na superação dos limites.”, será aberto no dia 8 de março, às 19h, com a Cerimônia das Velas.

Um evento que reverencia a mulher | Creditos: Divulgação Montagem

Até o dia 28, dentro da programação do 20º Março é Mulher, a presidente da BPW Cuiabá, Rubia Ranzani, acompanhada da sua diretoria, coordenações e conselhos, estará sendo responsável diretamente por uma série de programações próprias, com integração das associadas, oficina de capacitação, sala de debates e um dia de negócios, já conhecido como Business Day. Em nível nacional, o encerramento será no dia 31 com atividades da BPW Brasil. O ponto alto do evento, que ocorrerá no Buffet Sônia Bitencourt, será a Cerimônia das Velas, um ritual de homenagens, com diplomas de reconhecimentos e a  entrega do Título do Mérito BPW Cuiabá para apenas uma empreendedora, sendo a escolhida deste ano, por unanimidade, a empresária Zilda Aparecida Zompero Pazini, diretora da Eletro Fios, e past presidente da organização. 

O empreendedorismo é prioridade de Rubia Ranzani. Na sua visão, “as Mulheres estão cada vez mais presentes e pulsantes com relação ao network e desenvolvimento dos seus negócios. Muitos ainda acham que este nicho é masculino e eu digo que, para quem pensa assim:   você não conhece a BPW e em especial à BPW Cuiabá, nossa associação que é  composta por mulheres de um grandioso capital intelectual”, frisou, destacando que isso a motiva  a trabalhar voluntariamente para que a ONG Feminina, seja cada vez mais conhecida, principalmente através dos seus projetos. “Quero fazer tudo o que estiver ao meu alcance, e até além dele, pois o voluntariado muitas vezes exige muito de quem está à frente da gestão, e vou dar o  meu melhor”.

MULHERES LÍDERES

 “Presidir uma entidade como a  BPW Cuiabá composta por mulheres de Negócios e Profissionais  é um grande desafio, pois, são muitas associadas que exercem liderança de seus empreendimentos e em suas atividades profissionais, a maioria de personalidades fortes e muito intensas”, disse Rubia Ranzani, que aceitou recentemente o desafio da gestão “Juntas e unidas brilhamos e transformamos o mundo”.

Rubia quer dar o seu melhor e não está medindo esforços para o seu êxito na presidência, atividade não remunerada. Faz tudo não abrindo mão de outros compromissos. Divide suas tarefas de empreendedora, como diretora independente Mary Kay, às ações do seu lar, pois é casada e mãe de três meninos, nas fases juvenil e infantil. Ou seja, ela é a síntese da mulher moderna que está seguindo com seus passos firmes na construção de um caminho de emancipação econômica, empoderamento e empreendedorismo.  “Costumo dizer que, não é fácil, porém o complexo torna-se simples, porque saber escutar é uma das minhas virtudes e sempre estou a disposição para ouvir novas idéias e analiso as que realmente são importantes para o crescimento e desenvolvimento contínuo da instituição”, frisou, deixando claro que coloca em prática o novo, sem contudo deixar de conceder o mérito para as suas idealizadoras.

Ao finalizar ela lançou o seu olhar para o Brasil, que está no processo de retomada do seu crescimento e disse: “temos uma missão que não é fácil, mas vamos seguir em frente fazendo nossa parte para ajudar a tirar nosso país da estagnação. Nós mulheres de negócios e profissionais temos  responsabilidades neste processo e daremos a nossa contribuição”.

AS HOMENAGENS

A empreendedora homenageada neste ano, com o Título do Mérito BPW Cuiabá é uma prata da casa. Zilda Zompero além de dirigir há 29 anos a Eletro Fios, tem um trabalho de referência como lighting designer, já premiada em uma das edições da Casa Cor e no Morar Mais, em Milão. Sua atuação na organização de mulheres de negócios e profissionais sempre foi relevante, passou por várias diretorias, foi presidente e atualmente é coordenadora da Comissão de Responsabilidade Social local, e também titular, na BPW Brasil, do Comitê de Parcerias e Captação de Recursos. Não conteve sua emoção e manifestou gratidão ao saber que receberia a maior honraria da instituição, o Título do Mérito BPW Cuiabá, a maior honraria da organização.

Zilda Zompero é um exemplo de mulher, com uma história inspiradora. Tem contribuído para que o papel feminino seja reconhecido em várias áreas de atuação.Na sua empresa, que gera 60 oportunidades de emprego há total equilíbrio de gênero, é uma prática, nas contratações que sempre haja 50% de homens e 50% de mulheres nos quadros. Outro ponto fundamental e respeitado: para atividades iguais os salários são iguais. Um exemplo para a grande campanha da BPW internacional, “Equal Pay Day”. Ou seja Trabalho Igual / Salário Igual., que é disseminada para o mundo. A homenageada deixa claro pelas suas ações, que acreditar em sonhos, potencializar a realização e inovar sempre é uma espécie de tripé do seu sucesso. É portanto, uma mulher moderna,  antenada com o mundo, visão focada no futuro e consciente de que seu protaginismo foi importante para ela assumirsse, sem interferências do masculino, os diversos papéis que desempenha no cotidiano, ora com o seu conhecimento técnico, ora com suas próprias emoções.

O Título do Mérito BPW Cuiabá foi criado em 2002, por resolução da presidência, na época Sueli Batista, e já receberam muitas mulheres influentes que tem deixado indelével suas marcas para o progresso feminino e da sociedade como um todo. Já receberam, dentre outras, a juíza Amini Haddad (foto), a promotora Lindinalva Rodrigues, a ex-senadora Serys Slhessarenko, a ex-primeira dama de Mato Grosso, Terezinha Maggi,  a mestre da cultura Dona Domingas, a escritora Yasmin Nadaf, a artista plástica Deuseni Felix, a psicopedagoga, Anna Maria Barreto,  a empreendedora Lourdinha Nigro, da Rede de Hotéis Mato Grosso, a jornalista Mariza Bazo e a superintendente de O Boticário, Dalva Ferraz. 

Ao todo 14 homenagens serão prestadas na Cerimônia das Velas, além da entrega do mérito, quando todas as velas estiverem acesas. Foi Lena Madesin Philips, fundadora da BPW Internacional, a criadora da cerimônia, após a Segunda Guerra Mundial. Ao realizar no dia 8 de março, as organizações com a chancela BPW, cerca de 100 instituições nos cinco  continentes, prestam uma homenagem também para as mulheres que morreram nesta data, na luta por seus direitos.

Receberão diplomas de reconhecimentos da BPW Cuiabá, ao acenderem as velas, numa homenagem da organização, por suas histórias e por contribuírem com o empoderamento e empreendedorismo feminino, representantes de vários segmentos da iniciativa pública e privada. Elas estarão sendo conduzidas num momento de muita emoção, pela presidente, diretoria executiva, conselheiras superiores e conselheiras diretoras.

Serão as homenageadas não pertencentes a BPW Cuiabá: a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil- Seccional Mato Grosso, Gisela Alves Cardoso, que será conduzida pela presidente, Rubia Ranzani, Janaína Riva, deputada estadual e vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, conduzida por Sueli Batista, conselheira superior, a representante comercial Weslayne Monteiro Pazini, da empresa Avant, de São Paulo, conduzida pela past-presidente Zilda Zompero, a diretora comercial do Sicoob União MT/MS Rosane Gonçalves da Silva Herculino, conduzida pela segunda vice-presidente, Marilza Moreira e a influencer Maysa Leão, conduzida pela diretora secretária, Janeiva Rondon.

Do quadro de associadas da BPW Cuiabá serão as homenageadas: a empreendedora do segmento de acessórios finos, Margareth Lemes de Paula, conduzida pela primeira diretora jurídica, Erika Soler, a empreendedora do setor imobiliário, Cleide Anteres Lima Franco, conduzida pela segunda diretora jurídica, Joeli Casteli, a analista de negócios,  Ana Eliza Lucialdo, conduzida pela segunda diretora financeira, Cléria Del Barco, a coronel da reserva da  Polícia Militar,  Paula Regina Peixoto, conduzida pela diretora de eventos, Miriã Fabrini, a designer de interiores, Maridilza Curvo de Aquino, conduzida pela diretora de comunicação, Juliana Tanaka, a securitária,  Assimini Said Yunes, conduzida pela conselheira superior, Maria Elza Fernandes, a empreendedora da área de beleza, Alessandra de Souza Boaventura, conduzida pela conselheira superior, Veralice Valéria. Representando as jovens mulheres de carreira, a profissional de marketing digital, Roberta Oliveira Barbosa Pascoal Coelho, que será conduzida pela primeira diretora financeira, Wivianynn Barbosa.

As associadas estão muito honradas com o reconhecimento, e enfatizam a importância da ONG Feminina em suas vidas. “Com a BPW Cuiabá aprendi o verdadeiro sentido da palavra pertencimento. Pertencer a este grupo de mulheres maravilhosas, fez toda a diferença em minha trajetória”, disse a designer de interiores Maridilza Aquino. Outra que não esconde seu contentamento é a consultora de negócios Ana Eliza Lucialdo, que destacou: “O caminho que percorremos, as escolhas que fazemos, as lutas e vitórias que conquistamos fazem parte do nosso legado na terra. Afinal é a nossa história. E ter essa trajetória reconhecida pela BPW Cuiabá, é uma honra”.

A PROGRAMAÇÃO

 

DIA 8- 19H

Abertura

Cerimônia das velas

Entrega do Mérito BPW Cuiabá

Local:  Buffet Sonia Bittencourt  

Convite R$ 100,00

 

DIA 12 – 14H00 – 18H

Oficina de Elaboração de Projetos

Facilitadora: Sueli Batista

Local: ACC - Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá

Horário: 14h às 18hs

Gratuito para associadas e parceiros

 

DIA 18 – 9H às 22H

Business Day BPW

Feira de produtos e serviços e palestras

Local: Teatro Zulmira Canavarros - ALMT

Gratuito

 

DIA 24

Ação BPW Brasil

Comunicação assertiva para o fortalecimento feminino - on line 

 

DIA 28 – 19H ÀS 22H

Sala de Debates

Local: Auditório da Fecomércio/MT

Gratuito

 

DIA 31

 Ação BPW Brasil

Comunicação assertiva para o fortalecimento feminino - on line

 

OS PARCEIROS

 

A BPW Cuiabá sempre conta com parceiros para a realização do 20° Março é Mulher, neste ano, as seguintes pessoas, empresas e instituições estão colocando suas marcas no evento: Eletro Fios, Avant, Portal Rosa Choque, OAB/MT, Cleide Imóveis, Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá-ACC,  Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso- Fecomércio/MT, Assembleia Legislativa de Mato Grosso- ALMT, Deputada Janaina Riva, Sicoob União MT/MS, Sicredi, Marilza Moreira e Edson Borges Advogados, Juliana Tanaka Arquitetura, Aléx Rodrigues #prafrente, Espaço Formaturas, OASIS Administradora de Serviços, Programa Sávio Pereira, Galeria N... Art’s e Marcos Correa Decor.

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.