Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 16-01-2022 às 19:54

Casa Museu Ema Klabin divulga programação abrindo 2022

Um dos destaques: A exposição Ema e a Moda no século XX: as roupas e a caligrafia dos gestos contou com o apoio cultural do Governo do Estado de São Paulo, por meio do ProAC- ICMS da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, patrocínio da Klabin S.A.

Casa Museu Ema Klabin | Creditos: Divulgação

Como forma de celebrar os 15 anos de visitação à casa museu e do oferecimento de uma programação cultural eclética e atual, o ano se inicia com uma série de atividades, começando pelo Ateliê Permanente do núcleo educativo, que estará disponível durante todo o tempo da exposição, proporcionando um espaço em que o público, dando continuidade à experiência da visita, poderá criar “pandoras” (tradicionais bonecas de papel) e “moodboards” (quadro de referências estéticas e inspirações) a partir da sua experiência. No dia 15 de janeiro está previsto o lançamento do catálogo da exposição, com a participação online dos autores envolvidos.

 

Em seguida, no dia 20, está previsto o lançamento do jogo Ateliê da Casa Museu Ema Klabin, desenvolvido no âmbito do projeto Digitalização da Coleção Ema Klabin, que contou com o apoio do BNDES, a co-idealização de Benfeitoria e SITAWI e a parceria da Beenoculus. O jogo, que permite interagir com obras digitalizadas da coleção, criando uma obra nova a partir de seus elementos e molduras, foi desenvolvido pelo Estúdio Galactonautas

Harpista da Osesp, Liuba Klevtsova. Foto Ethel Braga

Nos sábados 22 e 29, o educativo realiza a programação Experimentando o Museu: Caligrafia dos Gestos, uma visita especial a exposição que convida o público a refletir e dialogar sobre roupa e identidade propondo uma atividade prática ao final.

 

No dia 23, domingo, tem início a programação especial Mulheres na Música, parceria da casa museu com o Instituto Arte Plena, dirigido pela pianista Lilian Barretto, com curadoria da pesquisadora Camila Fresca, que apresentará um panorama da participação feminina na música de concerto, desde a Idade Média até a atualidade, na composição e na interpretação. O primeiro recital será com a harpista da Osesp Liuba Klevtsova e a soprano Marília Vargas, interpretando obras de diversas compositoras.

 

No dia 25, terça-feira, feriado de aniversário da cidade de São Paulo e também aniversário de Ema Klabin, será a vez de compartilhar os resultados do projeto de digitalização realizado em 2021 com a mesa-redonda Digitalização da Coleção Ema Klabin e a preservação digital de coleções, que será uma oportunidade para compartilhar os resultados do projeto e também debater os desafios da preservação digital.

 

Já no dia 26, quarta-feira, a palestra Fabulações de um Japão exotizado na moda europeia do século XXcompletará o ciclo de palestras e programações especiais associadas à exposição em cartaz na casa museu.

 

A exposição Ema e a Moda no século XX: as roupas e a caligrafia dos gestos contou com o apoio cultural do Governo do Estado de São Paulo, por meio do ProAC- ICMS da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, patrocínio da Klabin S.A. e apoio Texprima e Texprima LOF. A programação cultural associada à exposição e ao projeto Digitalização da Coleção Ema Klabincontou com o apoio do BNDES, a co-idealização de Benfeitoria e SITAWI e a parceria da Beenoculus

 

Serviço:

Programação para janeiro de 2022 da Casa Museu Ema Klabin

 

Ateliê Permanente

quarta a domingo, das 11h às 17h

presencial

gratuito

 

Lançamento do catálogo Ema e a Moda no século XX: as roupas e a caligrafia dos gestos

sábado, 15 de janeiro, às 16h30

transmissão online

gratuito

 

Lançamento do jogo Ateliê da Casa Museu Ema Klabin

quinta-feira, 20 de janeiro, às 17h

transmissão online

gratuito

 

Experimentando o Museu: Caligrafia dos Gestos

sábados, 22 e 29 de janeiro, às 14h30

presencial

gratuito

 

Duo de Harpa e Voz com Liuba Klevtsova e Marilia Vargas na Casa Museu Ema Klabin

domingo, 23 de janeiro, às 11h 

60 lugares e transmissão online

gratuito

 

Mesa-redonda Digitalização da Coleção Ema Klabin e a preservação digital de coleções

terça-feira, 25 de janeiro, às 19h

200 vagas via plataforma zoom (webinar) 

com intérpretes de Libras

 

Palestra Fabulações de um Japão exotizado na moda europeia do século XX

quarta-feira, 26 de janeiro, às 19h

200 vagas via plataforma zoom (webinar) 

com intérpretes de Libras

 

Exposição Ema e a Moda no século XX: as roupas e a caligrafia dos gestos

até 30 de janeiro de 2022

 

Visitas mediadas: de quarta a sexta-feira, 11h, 14h, 15h15 e 16h30. Grupos de até 10 pessoas.

Visitação livre: sábados e domingos, 11h, 14h, 15h15 e 16h30. Grupos de até 30 pessoas. Fechado somente nos dias 31/12/21 e 01/01/2022.

Visitas ao jardim: de quarta a domingo, das 11h às 17h, com permanência até as 18h. Lotação 70 pessoas.

 

Entrada franca

Classificação etária: Livre

 

Casa Museu Ema Klabin

Rua Portugal, 43 – Jardim Europa – São Paulo. 01446-020

(11) 3897-3232

https://emaklabin.org.br/

 

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.