Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 16-01-2022 às 19:15

Yoga é capaz de modificar o cérebro e estimular as conexões cerebrais

O jointfulness, conceito do método Kaiut Yoga, pode beneficiar a neuroplasticidade cerebral

| Creditos: Pixabay e Divulgação

 

Antigamente, acreditava-se que o cérebro humano era um órgão de estrutura rígida, que após o seu desenvolvimento, não era mais capaz de ser modificado. Hoje, a ciência comprovou que isso é um equívoco: o cérebro humano dispõe de grande adaptabilidade, inclusive, na idade adulta. Essa modificação estrutural em decorrência dos padrões de experiência é denominada de neuroplasticidade. 

 

Dessa forma, as experiências corporais podem tanto beneficiar quanto prejudicar o cérebro. Enquanto o sedentarismo e o stress modificam negativamente o tecido neural, o estado de jointfulness trabalhado no método Kaiut de Yoga  é capaz de beneficiar a neuroplasticidade e restabelecer a conexão neural com uma área corporal que sofreu um trauma ou não vive estímulos suficientes.  

 

“Quando uma área do corpo sofre, seja por falta de estímulos provocados pelo sedentarismo ou trauma, ela se torna neurologicamente apartada do corpo e passa a ser fonte de medo e dores. Isso leva a uma área que deveria ser ponto de atenção e cuidado, seja evitada e privada de atenção construtiva”, explica o Professor de Yoga Francisco Kaiut. 

 

jointfulness é um estado mental e corporal obtido por meio do estímulo de uma ou mais articulações. Segundo Francisco Kaiut, cada estímulo articular proporciona uma reconexão neurológica importante entre o corpo e a mente. No método Kaiut de Yoga, criado pelo especialista, aos poucos e com a devida sensibilidade, áreas lesionadas ou não exploradas são trabalhadas para conectá-las e promover benefícios físicos, emocionais e neurológicos.

 

“Aos poucos, o cérebro trabalhará a neuroplasticidade e irá criar novas conexões neurais com o corpo todo, inclusive com aquela região sem mobilidade, para que o movimento se torne mais uma vez disponível” pontua Francisco Kaiut. O conceito jointfulness é seguro para idosos e sedentários, uma vez que respeita as restrições individuais e as trabalha de forma sensível continuamente. 

 

Sobre Francisco Kaiut

 

Francisco Kaiut (26/10/1971) é um professor de yoga, quiroprata e terapeuta natural que dedicou sua vida a encontrar uma abordagem simples e fácil para lidar com os desconfortos no corpo, dores crônicas e ansiedade. Essa busca resultou na criação do Método Kaiut Yoga, um método moderno de yoga que proporciona saúde e bem-estar, especialmente frente aos problemas da vida contemporânea.

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.