Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 29-11-2021 às 20:55

Galeria

AML presta novas homenagens em seu centenário


A Academia Mato-Grossense de Letras - AML realizou no dia 11 de novembro uma nova sessão solene de reconhecimentos, alusiva aos seus 100 anos. Foi uma noite de respeito à história, reconhecimento e gratidão, na qual as palavras ganharam lágrimas de emoção, para serem saboreadas com muita sensibilidade, diante de uma plateia heterogênea, formada por empresários, líderes de instituições, familiares de acadêmicos falecidos e personalidades amigas da academia, de diversas áreas, principalmente comunicadores. 

Sueli Batista, presidente da AML, com a voz embargada, disse o quanto o momento era representativo, e a altura do centenário da instituição que ela tem orgulho de representar. Lembrou que as comemorações estão acontecendo mês a mês, desde maio deste ano, sendo o dia 7 de setembro, a data oficial do aniversário.

O evento só foi possível porque a AML desde maio tem recebido colaborações, a primeira delas foi através de fonte governamental, via projeto aprovado pela Lei Aldir Blanc, com gestão do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso. Isso foi possível para a realização do Sarau Literomusical e também de outros importantes e fundamentais patrocínios, via iniciativas pública e privada, por captação de recursos no Projeto Centenário, que foi abraçado por muitos empreendedores e líderes empresariais de visão.

Receberam a insígnia, na primeira edição da Comenda José de Mesquita, pela resolução da presidente: Denise Fernanda de Mesquita, neta do homenageado; Neila Maria Souza Barreto, ocupante da Cadeira 19, que também foi ocupada por José de Mesquita, e José Cidalino Carrara, que esteve em duas gestões como presidente em exercício.

Na oportunidade foi inaugurada a biblioteca Professora Elizabeth Madureira Siqueira, que beneficia a AML e o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, com um rico acervo doado pela acadêmica, que compartilhou em vida uma trajetória na estrada do conhecimento.

As Medalhas do Centenário da AML foram entregues em blocos, antes das entregas oficiais da data, a presidente entregou duas medalhas que deveria ser entregues em novembro, no lançamento da insígnia, para o secretário de Estado de Cultura de Mato Grosso, Alberto Carvalho (Beto Dois a Um), que também foi o portador da medalha entregue ao governador Mauro Mendes.

Empresas, familiares, comunicadores, personalidades amigos e amigas indicados por acadêmicos, receberam a honraria. 

EMPRESAS

Grupo Trescinco, representado pelo Diretor Geral Gilberto Antonio Goulart; Energisa Mato Grosso, representada pelo Presidente, Riberto José Barbanera; Casa Prado, representada pelo Diretor, Geraldo José do Prado; Organização das Cooperativas Brasileiras - OCB/MT, representada através do presidente Onofre Cezário de Souza Filho; Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Estado de Mato Grosso- Core MT, através do presidente José Pereira Filho, Unimed Federação do Estado de Mato Grosso, representada pelo Diretor de Intercâmbio, Ricardo Rohdee; Sicoob Central Rondon, representada pela Presidente, Aifa Naomi Uehara; Sicredi Centro Norte, representada por Onofre Cezário de Souza Filho, presidente da OCB/MT; Avant Iluminação, através da representante comercial  Weslaine Monteiro Pazini; Cleide Imóveis, representada pela diretora Cleide Anteres Lima Franco; Manoel Lourenço de Amorim Silva, presidente da Junta Comercial do Estado de Mato Grosso – Jucemat; Umanos Editora, representada pelo diretor presidente, Leandro Alves Dornelles.

COMUNICADORES

Annamaria Bianchini, Benedito Donizete de Moraes, Pescuma, Dalva Costa, Hebert Matos, Justina Ramona Fernandez Fiori, Laura Cristina Pinto de Campos, Lauristela Guimarães, Luiz Fernando Souza Vieira, Roseli Arruda Ferri, Tamires José Ferreira e Valdomiro Arruda.

PERSONALIDADES INDICADAS POR ACADÊMICOS

Francisco das Chagas Rocha, Gercimira Ramos Moreira Rezende, Maria de Lourdes de Oliveira Nigro, Jander Ruela Pereira, Marcos Henrique Machado.

FAMILIARES DE ACADÊMICOS FALECIDOS

Muitos familiares de Acadêmicos falecidos foram homenageados: Adélia Maria Badre Mendonça de Deus, respectivamente neta de Estevão de Mendonça e filha de Rubens de Mendonça; Leila Freire, viúva de Benedito Santana Silva Freire, Leni do Espírito Santo, viúva de José Eduardo do Espírito Santo, Márcia de Mesquita, neta de José De Mesquita, Marlene Dorileo, viúva de Benedito Pedro Dorileo, Moema de Figueiredo Leite, respectivamente filha de Gervásio Leite e irmã de Marília Beatriz de Figueiredo Leite; Rogério de Castro, filho de Rubens Mendes de Castro e Rosália Maria Castro de Barros, irmã de Ronaldo de Castro.

Alguns dos homenageados que pela impossibilidade de estarem presentes, ou por não residirem em Mato Grosso receberão o mérito em suas residências. Sueli disse que está pensando em um projeto para aproximar de forma permanente os familiares dos acadêmicos falecidos com a AML

PATROCINADORES

Empresas, instituições e pessoas foram citadas no evento como patrocinadoras e incentivadoras de parcerias: Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, Grupo Trescinco, Casa Prado, Energisa Mato Grosso, Avant Iluminação, Eletro Fios, Esi Exata Soluções Integradas, Studio Press Comunicação, Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá, Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Mato Grosso - Facmat , OCB-MT - Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso, Unimed- Federações do Estado de Mato Grosso, Siccob Central Rondon, Sicredi Centro Norte, Conselho Regional de Representantes Comerciais do Estado de Mato Grosso - Core-MT -, Sistema Famato – Federação da Agricultura do Estado de Mato Grosso, Ordem dos Advogados do Brasil– Seccional Mato Grosso, Cleide Imóveis, Buffet Valéria Cardoso, Sistema Famato – Federação da Agricultura do Estado de Mato Grosso, MKF Metalúrgica Torno e Freza. 

Nas pessoas de Mariza Bazo, Lindinalva Rodrigues, Zilda Zompero, Janaina Riva, e Angelo Germosgeschi, manifestou-se agradecimentos para todos que estão contribuindo com o projeto, que encerrará em dezembro. 

Dia 1º de dezembro, às 19h00, será lançada a cápsula do tempo, que será aberta, após enterrada, no bicentenário da instituição, dia 7 de setembro de 2121. Será descerrada placa da cápsula e também, dos membros do centenário, e a diretoria das duas gestões da presidente Sueli Batista. Uma terceira placa será muito representativa, a dos amigos e apoiadores da academia que contribuíram especificamente com o projeto do centenário. Terá na oportunidade um culto ecumênico e integração entre os parceiros e a AML. 

Dia 8 de dezembro, às 19h00, terá a entrega final das Medalhas do Centenário e nova entrega da Comenda José de Mesquita, que após a data será entregue somente no aniversário do homenageado (José de Mesquita), em março de cada ano. 

Dia 12 de dezembro, às 19h00, será aberta a Cantata de Natal, com artistas cantando e interpretando nos janelões da Casa Barão de Melgaço, sede da AML e do IHGMT e o encerramento das atividades ocorrerá no sábado dia 18 de dezembro.