Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 22-10-2021 às 19:32

Galeria

Posse da nova Mesa Diretora e Conselhos da Academia Mato-Grossense de Letras


"As lembranças são muitas e elas emolduram a noite  de hoje, que falo como presidente reeleita, com a chapa “harmonia no centenário”. Minha história na academia mato-grossense de letras foi iniciada no ano de 2014. Não faz tanto tempo, e ter participado desde então de todas as eleições para a mesa diretora, lado a lado de outros presidentes, e  tomar posse como presidente para mais uma gestão sucessiva, eu creio que  legitima o meu trabalho voluntário a frente da instituição. Estamos no ano do centenário da AML e fico honrada por minha recondução à presidência, podendo concluir o projeto que iniciei". Foi o que disse Sueli Batista ao tomar posse para mais um mandato à frente da Academia Mato-Grossense de Letras. O evento formal ocorreu no salão nobre da Casa Barão e os convidados foram recepcionados no salão social. A parte cultural do evento foi executada pela jovem Áurea Maria.

A primeira mulher a presidir a AML.Nilza Queiroz Freire declamou uma poesia reverenciando o papel das mulheres. Ela foi homenageada na fala da presidente, assim como outros ex-presidentes: José de Mesquita, que terá nome na Comenda da instituiução; Lenini Póvoas, que também completa seu centenário, a quem solicitou muitos aplausos e Sebastião Carlos Gomes de Carvalho, que a estimulou, incentivou e trabalhou para que ela fosse a presidente na gestão anterior, e a convenceu a colocar o seu nome para reeleição. 

'Recordo que no discurso do então presidente Eduardo Mahon quando me empossava como novel acadêmica, ele encerrou  dizendo ... que venha Sueli Batista. Bem poderia ela chamar-se Sueli Coragem. Então eu não poderia me acovardar diante dos chamados. Me enchi de coragem e mais uma vez dIsse sim, colocando o meu nome, minha ação e o meu coração em uma causa de maior grandeza a qual poderia me dedicar.

Sueli citou em seu discursos duas mulheres que considerou fundamentais para auxiliá-la na gestão, a curadora da Casa Barão, Elizabeth Madureira Siqueira e a presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso- IHGMT, Neila Maria Souza Barreto. A presidente prestou também homenagens para dois acadêmicos que faleceram: "No período da gestão  União e Harmonia tivemos duas perdas em nossa Academia Mato-Grossense de Letras, e foram muito sentidas. Quero fazer neste momento um tributo aos acadêmicos que partiram. Abro aspas para uma citação de Benedito Pedro Dorileo, de sua última obra Folhas Evocativas,  “E se tens na alma o céu, por que temê-las? As pedras que o homem contra Deus atira, ao contrário do céu, tornam-se estrelas”. Ele nos deixou em dezembro de 2019. E também abro aspas para citar a autora Marilia Beatriz de Figueiredo Leite... que na obra Tremor Essencia, escrita em 2020, deixou, registrado ...l”E quando eu me for, perceberei que enfeitada e mascarada piso nas cenas hesitantes, sem champanhe. Apenas atriz, heroína ou figurante. Personagem ou, protagonista comediante. E com diz minha amada, só uma impovisada passagem, com outros anônimos. Ela faleceu em julho de 2020. Aplausos para aqueles que deixaram suas luzes acesas mesmo ao apagarem-se as chamas de suas vidas".

 

Composição da nova Mesa Diretora e Conselhos Fiscal e Editorial.

Presidente: Sueli Batista dos Santos, l° Vice-Presidente: Aclyse de Mattos, 2º Vice-presidente:  Fernando Tadeu de Miranda Borges, 1ª Secretária: Neila Maria Souza Barreto, 2° Secretário: João Batista de Almeida. 1° Tesoureiro: José Cidalino Carrara, 2º Tesoureiro: Marta Helena Cocco, Conselho Fiscal: Amini Haddad Campos, Nilza Queiroz Freire, Ubiratã Nascentes Alves, Conselho Editorial: Elizabeth Madureira Siqueira, Ivens Cuiabano Scaff, Lindinalva Correia Rodrigues.

"Em setembro de 2019, quando tomei posse como presidente, sabia que teria que embalar de forma muito cuidadosa uma história quase centenária, mas que eu não mediria esforços para oferecer um grande presente, nos seus 100 anos, e ele veio em forma de recursos financeiros, interatividades artísticas, intensa luz, integração, segurança e reconhecimentos", destacou fazendo uma alusão as conquistas.

"Na égide da Harmonia no Centenário eu peço que cada um dos acadêmicos, viva na feliz convivência com os confrades e as confreiras, emantando o bom e o bem.  Que aqueles, que junto comigo compõem a nova gestão, seja como diretores, ou conselheiros, possam irmanados dar o que consideram como o melhor, para vermos cada vez mais a Academia Mato-Grossense de Letras revigorada, pulsante, produtiva e integrada com a sociedade. Eis me aqui, pronta para mais uma vez servir".

Compuseram a mesa de honra o presidente da ABROL- Academia Brasileira Rotária de Letras- Mato Grosso, Paulo Wolkmer, a presidedente do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, Neila Maria Souza Barreto e a presidente da Academia Mato-grossense de de Direito, Amini Haddad. e a vice-presidente da Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais- BPW Cuiabá, Rubia Ranzani Tesch. Membros do Conselho superior da BPW Cuiabá, considerada a organização que mais contribuiu com a gestão 2019-2021, também compareceram:  Mariza Bazo e Zilda Zompero (Amigas da Academia), a conselheira diretora, Maria Elza Fernandes, a coordenadora de Cultura, Ana Eliza Lucialdo, e as associadas: Neide Alves, Marili Grando, Zilda Carracedo e  Nika.

Sueli recebeu da BPW Cuiabá uma homenagem, que iniciou pela manhã com um café da manhã e foi concluída com o Mérito Mulher das Letras. Ao receber das mãos de Rubia Ranzani Tesch ela foi emoldurada pelas conselheiras, coordenadoras e associdadas da organização. Antes de encerrar a solenidade ela entregou três medalhas do centenária, uma em mãos do presidente da ABROL, Paulo Wolkmer, para que entregasse ao fundador da entidade, o médico Vicente Herculano, para o vice-presidente da AML, Fernando Tadeu e para a 2ª tesoureira, Marta Cocco. Os três não puderam receber a homenagem no dia da outorga, 30 de setembro.

O coquetel foi oferecido pela Empresa Contam, da presidente da BPW Salvador, Marineide Nunes.

Veja os destaques do evento através das lentes de Denise Maia. Assista  a posse pelo instagram, com transmissão @adademiadeletrasmt