Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 22-10-2021 às 20:17

Galeria

Personalidades públicas e privadas recebem Medalha do Centenário da AML


A  solenidade de entrega da Medalha e Diploma  do Centenário da Academia Mato-Grossense de Letras, ocorrida na noite de 30 de setembro, no salão nobre da  Casa Barão foi muito concorrida, com grande participação de autoridades e da sociedade. Até dezembro a instituição entregará suas honrarias.


O primeiro a receber o mérito, pelas mãos da presidente Sueli Batista, foi o ministro da Educação, Milton Ribeiro. Ele enfatizou na oportunidade a prioridade com as crianças e destacou que o próximo ano será dos profissionais da Educação.
A outorga também foi dada ao Ministério da Educação. 

Da classe política foram destacados no discurso da presidente, o senador Wellington Fagundes, e os deputados estaduais Allan Kardec e Janaína Riva por suas contribuições para a AML. O deputado Dr. João e o governador Mauro Mendes, mesmo ausentes foram citados no discurso da presidente pelo trabalho em prol da Cultura, e receberão a medalha em novembro juntamente com o secretário Alberto Carvalho, o  Beto Dois a Um, que tinha evento próprio da SecelMT, no mesmo dia e hora. O prefeito de Cuiabá , Emanuel Pinheiro foi representado pelo secretário Francisco Vuolo. Kallil Baracat, prefeito de Várzea Grande integrou a comitiva do ministro e recebeu sua distinção. 


As  primeiras damas do Estado, Virginia Mendes e de Cuiabá, Márcia Pinheiro não  puderam comparecer, as medalhas foram entregues na tarde do dia1ª de outubro.

Os amigos e amigas da Academia foram reconhecidos. São empresas, instituições e pessoas que contribuem para a Casa Barão estar radiante: Mariza Bazo e Zilda Zompero, Top Service, representada por Thiago Pedroso, Eletro Fios, Marcos Estofados, representada pelo casal Neide Alves e Marcos de Paula , BPW Cuiabá,  ESI- Exata Soluções Integradas, que foi representada pela diretora, Fernanda Maximiano, Veralice Valéria, Diana Tereza Torres Esgaib, Que reside em São Paulo e representada por seu filho: Francisco Eduardo Torres Esgaib; Rita Generosa Müller Pereira da Silva, representada por sua filha: Othilia Alzita Pereira da Silva Molina..

Outras  personalidades dos segmentos literário, artístico, historico, educacional, empresarial, político, comunicação e Direito, na cerimônia de homenagens: a secretaria de Cultura de Cuiabá, Carlina Jacob, o secretário de Educação, Allan Porto, a poetisa Divanilze Carbonieri, o jovem escritor Érico Debesaits Metzner, o escritor; Marcos Coiatelli, diretor internacional da Academia de Letras de Brasília; o maestro Fabrício Carvalho, a cantora Deize Águena, o incentivador cultural e historiador, Clovis de Matos (Papai  Noel  Pantaneiro), os comunicadores Vital Siqueira e Sávio Pereira e Maria Tereza Carracedo, leia-se Entrelinhas Editora; a UFMT e o reitor, Evandro Aparecido Soares da Silva,  a Unemat (Rodrigo Bruno Zanin), Univag (Drauzio Antônio Medeiros)  e o IFMT (Júlio César dos Santos); Natasha Slhessarenko conselheira do CFM; o ex-presidente da Academia Mato-grossense de Direito, Marcelo Antônio Theodoro, Felipe Rodolfo de Carvalho, advogado professor universitário, o advogado Marcelo Ângelo  de Macedo e Roberto de Barros Freire, advogado e professor; o presidente da Câmara dos Vereadores de Cuiabá, Juca do Guaraná; o presidente da Câmara de Vereadores de Várzea Grande, Flávio Tardim. Toda bancada Acadêmica recebeu o mérito.

Os que abraçaram o projeto 
O projeto do centenário, com atividades que ocorrerão até dezembro, já foi  abraçado por empresas e instituições que reconhecem o valor da Academia Mato-Grossense de Letras.

A jornalista e empreendedora Mariza Bazo, diretora do nosso portal RCQ foi a responsável  por várias interlocucões que resultaram em trazer para a AML recursos financeiros para a realização do evento até dezembro: Grupo TrescincoConselho Regional de Representantes Comerciais do Estado de Mato Grosso - Core MT , Sistema OCB MT - Organização das Cooperativas do Brasil em Mato Grosso (Sicredi, Sicoob Federação das Unimed's de Mato Grosso, Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá - ACC, Federação das Associações  Comerciais e Empresariais do Estado de Mato Grosso - Facmat, Ela compareceu e teve a presença da sua mãe Luiza Pozati Bazo.

Zilda Zompero, amiga da Academia além de patrocinar várias ações que beneficiaram a Casa Barão como um todo, através da  Eletro Fios. Ela também  fez interlocução com a  AVANT Iluminação e a ESI Exata Soluções Integradas. Com isso a casa ficou mais iluminada e passará a ter mais  segurança também.

O evento foi transmitido pelas redes sociais da AML, Instagram e YouTube.