Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 31-07-2021 às 18:15

Galeria

Inauguração do 1º Ateliê do Projeto Chita & Fuxico


A Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais- BPW Cuiabá deu um exemplo de que é possível impactar a vida da sociedade com ideias simples e sustentáveis que está tecendo a cidadania e costurando o sonho de mulheres em vulnerabilidade social.


O  evento de inauguração  do 1º Ateliê do Projeto Chita & Fuxico- Núcleo Flor Ribeirinha, comunidade de São Gonçalo Beira Rio,  19 de junho  foi muito concorrido. Muitas autoridades governamental e não governamental, local, nacional e internacional, ao vivo e on-line prestigiaram.

A presidente da BPW Cuiabá Zilda Zompero,  a idealizadora do projeto e conselheira superior da organização Sueli Batista e a grande liderança do grupo Flor Ribeirinha, Domingas Leonor cortaram a fita simbólica.

Mariza Bazo, conselheira superior da BPW Cuiabá apresentou peças da griffe Chita & Fuxico, dentre vestidos, pantalonas, jaquetas, capas, echarpe, bleazer, sapatos, aventais, tapetes, conjuntos de lavabo. Peças de Chita com detalhes de fuxico, muitas delas valorizadas com patchwork, renda de pérolas negras e gripir.

Foram muito empolgantes as apresentações culturais, com músicas interpretadas por Pescuma, Deize Aguena, Ruzivel Jesus, Edmilson Maciel e danças do Grupo Flor Ribeirinha e Sementinhas coreografadas por Avner Augusto.


A preços justos foram oferecidas para vendas, telas feitas exclusivamente para o projeto e que foram doadas pelos artistas plásticos mato-grossense: Adriano Figueiredo; Rafael Jonnier, Odete Venâncio e Nadja Lammel. O luthier Duílio Sampaio, doou uma viola de cocho, que foi arrematada pela presidente da BPW Salvador, Neide Nunes.

Domingas Leonor e sua filha Edilaine Domingas prepararam uma surpresa no evento, presenteando com vestidos de Chita, confeccionados por uma das instrutoras do ateliê, Rose Goes, a presidente Zilda Zompero, a presidente eleita Andréa Barbosa, as conselheiras superiores Sueli Batista e Mariza Bazo e a primeira Dama Virginia Mendes.

Apoiada pela BPW Brasil, através da presidente Margarida Yassuda, que interagiu on-line no evento, foi possível a participação de lideranças internacionais, com importantes falas de incentivo,  através da plataforma zoom. Foi de emocionar ver e ouvir do "quintal da Domingas", além das autoridades nacional da organização, a  coordenadora da BPW América Latina, Diana Barragán Medina, a presidente da BPW Espanha, Paz Martin - Espanha, a presidente da BPW  Canadá, Karin Gorgerat e a  presidente da BPW Turkia, Selda Alemdar Tincer. A vice-presidente da BPW Brasil e coordenadora de projetos Alison Regina Mazza, também falou no evento.

Dentre as autoridades e personalidades que compareceram presencialmente na solenidade,  a secretária adjunta da Secretaria de Programas e Projetos Especiais e Atenção à Família, Salete Morocoski, que representou a primeira-dama Virginia Mendes que recebeu a placa de Embaixadora do Projeto Chita & Fuxico no evento; a secretária da Mulher, Luciana Zamproni; Carlina Jacob, secretária de Cultura de Cuiabá; Fabiana Soares, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e diretora da Casa do Amparo, que abriga mulheres vítimas de violência; Marineide Nunes, Presidente da BPW Salvador; Dalva Ferraz, presidente do Conselho do Grupo Matos,  franquia de O Boticário Cuiabá e Várzea Grande, empresa parceira no projeto; o Presidente do CoreMT, José Pereira Filho, a diretora de eventos do Sesc, Cristina Maria da Silva, representando o Sistema  Fecomércio-MT; Elione F. Almeida Santos, presidente da Seara de Luz  e a juíza Maria Rosi de Meira Borba, da 8ª Vara Criminal de Cuiabá. 

Representantes do  Sicoob União MTMS, doaram tecidos que serão  utilizados  para a produção inicial das oficinas do ateliê: compareceram: Cleide Moreno gerente da Agência do Tribunal de Justiça MT, Elidiane gerente de relacionamento e Ana Flávia, assessora de Governança.

 

As próximas instituições  a ter parcerias no projeto serão: Seara de Luz, obras assistenciais, no bairro Liberdade, Associação Mães  Unidas pelo Amor, de mulheres com filhos portadores de microcefalia, Casa do Amparo, de mulheres vítimas de violência,  dentre outras que estão sendo prospectadas a exemplo da Igreja de Jesus Cristo e dos Santos dos Últimos Dias, dentro do projeto Mãos que ajudam. Para as entidades foram confeccionadas camiseta unindo suas marcas a da BPW Cuiabá ao projeto. 

A primeira mulher a ocupar a centenária Academia Mato-Grossense de Letras, Nilza Queiroz Freire surpreendeu a todos ao final do evento, declamando uma linda poesia que fala da competência feminina. Aos 89 anos ela foi ao evento porque queria muito se vestir de chita chic, e encontrou um modelo delicado que parecia ter sido feito pra ela sobremedida. 

O evento foi coordenado por Fernanda Maximiano é Laís Gulin, com grande aparato tecnológico para fazer chegar com qualidade a sonorização e transmissão.

Patrocinaram o acontecimento:  ESI Exata Soluções Integradas, Eletro Fios Elétrica, Hudraulica e Iluminação, Roype Tecnologia, Espaço Formatura e Studio Press Comunicação.

Observou-se também  cuidados com a biosegurança, com moderno sistema de higienização além de entregas de kits com máscaras personalizaras do projeto e álcool em gel.