Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 24-09-2021 às 16:36

Galeria

Sarau Litero Musical-100 Anos da AML


A Academia Mato-Grossense de Letras-AML  viveu num só dia uma verdadeira ebulição cultural, quando de forma oficial apresentou sua primeira programação do ano do seu centenário. O evento foi uma realização da Lei Aldir Blanc em Mato Grosso, no edital executado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), com recursos da Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo.
O projeto foi criado pela própria presidente Sueli Batista e mobilizou uma grande equipe de profissionais, na área artística, literária, comunicação e eventos. 
O Sarau Literomusical - 100 anos da Academia Mato-Grossense de Letras aconteceu na sede da instituição, na Casa Barão, com a presença de convidados, na média de 50 por cento da sua capacidade. O secretário  de Cultura do Estado de Mato Grosso, Alberto Machado, o Beto Dois a Um, usou a palavra  em momento de saudação e parabenizou a presidente por materializar um projeto de grande importância para a cultura mato-grossense.

A secretária de Cultura de Cuiabá,  Carlina Jacob; a presidente do Instituto Historico e Geográfico de Mato Grosso, Neila Barreto; a presidente da Associação de Mulheres de Negocios e profissionais- BPW Cuiabá, Zilda Zompero, a curadora da Casa Barão Elizabeth Madureira também compuseram o dispositivo de honra. secretário adjunto de Cultura do Estado, Jan Moura; o presidente do Core/MT, Jose Pereira também prestigiaram o evento.

A sonoridade musical abraçou o tempo todo a poesia e performances durante o  Sarau Literomusical. Muitos foram os convidados, e teve participações nacional, do cantor Carlos Navas que esteve acompanhado do violonista Paulo Miranda.

Foram os participantes locais: Helvio Moraes, compositor e cantor; a jovem cantora Áurea Maria”; o pianista Dario Scherner, o saxofonista Fabio Miranda,o cantor e compositor João Eloy, a cantora Deize Aguena, o músico  Rusivel de Jesus, o poeta  Airton Reis, a atriz Claudete Jaudy, os ator Wagton Douglas,  o artista das palavras, Neneto Arruda e Sá, o poeta  Carlos Gomes de Carvalho, a historiadora Neila Barreto, a poeta  Sueli Batista e o escritor José Cidalino Carrara.


A curadora da mostra foi Elizabeth Madureira e participaram 42 escritores, Acadêmicos atuais, ex-ocupantes de cadeiras da instituição  e escritores fora do quadro da AML.

Aclyse de Mattos

Amini Haddad

Avelino Tavares

Benedito Pedro Dorileo

Carlos Gomes de Carvalho

Eduardo Mahon 

Elizabeth Madureira Siqueira

Estevão de Mendonça

Fernando Tadeu

Francisco de Aquino Correia (Dom Aquino)

Isác Póvoas

João Antonio Neto

João Alberto Novis Gomes Monteiro

João Carlos Vicente Ferreira

João Eloy

José de Mesquita

Lenine Póvoas​

Lorenzo Falcão

Louremberg Rocha

Lucinda Nogueira Persona

Luis Sabóia Ribeiro

Maria Cristina Campos

Marília Beatriz de Figueiredo Leite

Marli Walker

Marta Cocco

Moisés Mendes Martins

Natalino Ferreira Mendes

Neila Maria Souza Barreto

Nilza Queiroz Freire

Olga Castrilon

Pedro Rocha Jucá

Rubens de Mendonça

Silva Freire

Sueli Batista dos Santos

Tertuliano Amarilha

Ubiratã Nascentes

Valdon Varjão

Valério Mazzuoli

Virgínio Correia Filho

Yasmin Jamil Nadaf

Lenine Póvoas um dos homenageados da mostra, este ano é comemorado também o seu centenário.

Veja os links do evento. 

Salão Nobre

https://youtu.be/0EZQnvBdNDg

 

https://youtu.be/VoGwDUTwOig

 

Salão Social

https://www.instagram.com/tv/CPb1OyjlH_7/?utm_medium=copy_link