Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 02-12-2020 às 14:39

Quatro problemas de pele que incomodam cães e gatos

Ver cães e gatos se coçando pode parecer normal, mas não é. Vale ficar atento para saber se a coceira não é sinal de algo mais grave ou que precisa de mais atenção.

Cães e gatos passivos de problemas de pele | Creditos: PixaBay

 Comportamentos como lambedura excessiva devem ser investigados e, caso sejam constatados, é importante observar alguns sinais como irritação ou nódulos na pele, feridas ou descamação no local da coceira.

Outros pontos que servem de alerta são  perda de pelo em regiões específicas ou mau cheiro. Nesses casos é importante levar o cão ou gato ao veterinário para investigar melhor as causas que podem ser as mais diversas. Entre as mais comuns, estão:

  • Pulgas ou parasitas: é comum que eles causem bastante irritação de pele. Uma única mordida de pulga pode causar muito desconforto ao animal fazendo com que ele se coce ou se morda no local e alguns animais podem desenvolver alergia a picada de pulgas e carrapatos.
  • Alergias ambientais: aqui podemos incluir alergias a pólen, esporos de bolor ou partículas de poeira. Esses alérgenos podem causar irritação na pele do animal em locais como a face, orelhas, as patas e a base da cauda.
  • Alergias alimentares: assim como os humanos, os animais também desenvolvem sensibilidades alimentares com relação a certos tipos de proteínas no alimento e que refletem em sinais dermatológicos.
  • Infecções: infecções bacterianas ou fúngicas podem afetar a   pele também. São diversas as causas, então vale ficar de olho em feridas,cortes , áreas sem pelo ou vermelhas que são pontos que indicam potenciais áreas de alteração.

Se tiver interesse no tema, a médica veterinária e supervisora de Assuntos Veterinários da Hill's Pet Nutrition, Brana Bonder, pode falar mais sobre estes pontos e reforçar os cuidados com a pele dos cães e gatos.

 

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.