Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 02-12-2020 às 14:09

Os Fios da Vida: a linha do tempo que não é uma reta

Baseado na realidade de diversas mulheres, a obra da escritora Nanci Otoni representa a oscilação da saúde mental diante de frustações, dores e fracassos por meio da protagonista Angel

 Nanci Otoni Oliveira de Faria | Creditos: Divulgação

 

O príncipe que já não era mais tão encantado, depressão pós-parto, as dificuldades na infância e a dor pela perda da mãe teceram Os Fios da Vida de Angel. A obra da pedagoga e escritora Nanci Otoni, narrada de forma humorística, um dos traços característicos de sua personalidade, é um retrato desenhado em 132 páginas de várias dificuldades enfrentadas por mulheres em algum momento da jornada.

A história se passa no ambiente familiar, responsável por vários conflitos vividos por Angel e Prince durante 29 anos de convivência. A frustração com a lua de mel que acabou antes do esperado, além de uma gestação, parto e puerpério traumáticos, comprometeu ainda mais a saúde mental da protagonista que já não viveu uma infância e adolescência com estabilidade.

“Novamente grávida... Quando estava no terceiro mês de gestação, perdeu a sua adorada mãe. Ela morreu de repente, foi um grande abalo para a família. A pressão de Angel subiu muito durante o velório. Sendo assim, ela ficou sob os cuidados de uma amiga que era enfermeira. Quanta dor ela sentiu naquele momento, mas não manifestou como devia, porque temia prejudicar o neném que crescia no seu ventre.”
(Os Fios da Vida, pág. 48)

Por meio de terapias, reflexões, autoconhecimento e ressignificações, Angel compreende o que está por trás de tantas dificuldades e dores.  Os Fios da Vida é para todo o leitor que ainda espera encontrar a felicidade, mas sem se esquecer das oscilações que uma vida intensamente vivida ainda vai apresentar.

Verdadeira homenagem para a mãe da escritora, a obra registra os ensinamentos de uma mulher que acreditava na educação como o único caminho para o sucesso. Assim como a protagonista, Nanci Otoni também realizou o sonho de sua adorada mãe: formou-se em Letras para ser educadora.

Ficha Técnica:
Título: Os Fios da Vida
Autora: Nanci Otoni
Editora: Albatroz
ISBN: 978-85-9553-034-8
Páginas: 132
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$25,90  
Link de venda:  https://amzn.to/2FwGieb

Sobre a autora: Nanci Otoni Oliveira de Faria, mineira, nasceu em 1964 em Nova Lima. A autora é formada em Letras, Pedagogia e Psicopedagogia.  Atua como professora e pedagoga em escola pública de Minas Gerais. Poetisa premiada em concurso literário em sua cidade. Ela é casada e mãe de três filhos. Possui diversos poemas, contos e crônicas, selecionados em concurso, e publicados em Antologia por algumas editoras. Participou da Bienal do Livro com dois contos e da Feira Ler em 2019 no Rio de Janeiro. Fundou, juntamente com alguns escritores de sua cidade, a Academia nova-limense de Letras em 2019 e ocupa a oitava cadeira, tendo como patrono o escritor Bernardo Guimarães. Atua como voluntária no Conselho Municipal de Política Cultural da prefeitura de sua cidade.

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.