Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 21-10-2020 às 17:48

Reformado por completo, apartamento ganha vida nova

Assinado pelo escritório Figa Arquitetura, projeto aposta no uso inteligente da marcenaria, em cores alegres e ambientes conectados

O verde das cadeiras de jantar e o fúcsia na marcenaria da churrasqueira dão um toque ousado à área social. Nas paredes, os painéis de carvalho americano cuidam de trazer a sensação de aconchego aos ambientes. | Creditos: Thiago Travesso (todas as fotos)

 

O mal aproveitamento das áreas sociais foi um dos grandes responsáveis por este cliente, um médico solteiro, procurar a arquiteta Roberta Iervolino Giglio, do escritório Figa Arquitetura, para reformar o antigo apartamento de 174 m². O imóvel, localizado na zona oeste paulista, apresentava espaços compartimentados e nada conectados. Também não havia lugar para o seu cãozinho brincar e muito menos fazer um churrasco para os seus amigos, como ele sempre desejou. Outro problema que incomodava era a sala escura com visual antigo. “Tudo isso pesava demais, por isso a nossa missão foi ampliar a sala, integrando-a com a varanda e os demais espaços. Além das mudanças de circulação e layout, ainda renovamos os acabamentos, pontuando com madeira, cores e um mobiliário moderno”, explica a arquiteta Roberta.

   

Além da iluminação indireta, a arquiteta ampliou as janelas para a entrada de luz natural. O confortável jogo de sofás é utilizado para demarcar o home theater e o living, assim como os tapetes com estampadas diferentes em cada ambiente.

Os móveis e os piso escuros deram lugar a elementos neutros e claros, o que fez com que o apartamento ficasse mais iluminado, jovem e parecesse maior. “Pontuamos alguns locais com cores vibrantes, como o fúcsia da marcenaria da churrasqueira e o verde das cadeiras de jantar. Isso deu um toque divertido, mas, ao mesmo tempo, harmonioso com o restante, que está mais neutro”, observa Roberta. Para dar a sensação de uma varanda de casa, um painel vertical de plantas participa da área social, assim como os diversos vasos espalhados pelos ambientes.

Com um novo projeto, o apartamento ganhou três ambientes conectados e que funcionam muito bem isoladamente, se o dono preferir: o home theater, o living e o espaço gourmet. “Não sobrou nada do apartamento antigo! Tivemos carta branca para fazer um novo projeto, o que nos deu liberdade e empolgação para fazer uma transformação radical. Os espaços ficaram mais iluminados e alegres, e ainda temos a sensação de que o apartamento é maior”, comemora a autora da reforma.

   

Dando leveza ao living, o painel vertical de plantas naturais e ao lado mesinhas. As texturas de madeira lisa e ripada se misturam em todo o projeto.

O apartamento escuro recebeu um colorido no espaço gourmet integrado à sala de jantar. Ao fundo, um bar para aproveitar com as visitas.

Com espaços mal aproveitados e decoração que não condizia com o perfil do morador, ao longo de 5 meses o imóvel sofreu muitas mudanças. Recebeu alterações de alvenaria para a ampliação da varanda e troca de todos os revestimentos. Entre os destaques do projeto estão os painéis de carvalho americano, capazes de trazer a sensação de acolhimento. A iluminação indireta também vem como uma surpresa aos olhos e valoriza os detalhes da marcenaria. “Na marcenaria, brincamos com as texturas mesclando a folha de madeira lisa e ripada”, explica Roberta Iervolino Giglio.

Outro ambiente que foi completamente repaginado foi a cozinha, que recebeu novos revestimentos e marcenaria, capazes de deixar tudo mais moderno e claro. Além disso, a nova porta em madeira serviu como camuflagem, deixando a passagem mais discreta.

   

Os quadrinhos na cozinha representam um pouco da natureza que está por todo o apartamento, assim como a porta de madeira de demolição.

Por se tratar de um médico, o dono do imóvel é daquelas pessoas que trabalha muito. Por isso, pediu à arquiteta que a sua suíte fosse a mais confortável possível. Atendendo às suas necessidades, Roberta optou por texturas variadas e cores sóbrias, valorizando o toque gostoso e o aconchego. “Temos muitos clientes médicos. Podemos dizer que eles são muito práticos e objetivos! Para este ambiente, nossa intenção foi criar uma atmosfera bem acolhedora, trabalhando com cores neutras, materiais como tecido e madeira, criando pontos de iluminação intimista”, detalha a profissional.

   Como nos demais espaços, a marcenaria é o protagonista no quarto do proprietário. Neste ambiente, ela ganha ainda mais leveza com as cores cinza na cortina e cabeceira, e branco do espelho. As luzes suaves ajudam a relaxar.

Sobre a FIGA Arquitetura 

Sob o comando da arquiteta Roberta Iervolino Giglio, com mais de 10 anos de experiência no segmento, o escritório recebeu o nome de Figa Arquitetura, palavra que representa um amuleto, um talismã de sorte e proteção, assim como acreditamos que o ambiente deve ser! Para assinar o portfólio eclético com dezenas de projetos residenciais e comerciais, Roberta conta com uma equipe multidisciplinar, responsável pelos vários serviços oferecidos, da escolha do terreno ou da avaliação do imóvel, passando pelo desenvolvimento minucioso do projeto, acompanhamento da obra até chegar na decoração. 

Materiais naturais, recursos inusitados e muita brasilidade são alguns dos ingredientes encontrados nos trabalhos dentro e fora de São Paulo. Roberta e sua equipe ainda trazem na bagagem experiência com alta marcenaria, feita sob medida e cheia de refinamento, resultando em ambientes autorais e únicos. Tamanho equilíbrio resulta numa arquitetura contemporânea e atemporal, que está sempre atual. 

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.