Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 26-10-2020 às 00:13

Especialista em Psicologia Positiva participa do S.O.S emocional

As vésperas de encerrar o "Setembro Amarelo" aconteceu mais uma edição do S.O.S Mulher, espaço virtual de conversas curativas, com o tema "Florescimento Feminino para a elevação do bem-estar", com Sueli Batista, pós-graduada em Psicologia Positiva.

Sueli Batista e Glorita Cajaty focam no florescimento feminino | Creditos: Divulgação

""Floresça mesmo que não seja primavera. Existe uma estação própria do flortescimento pessoal que se chama alegria", com estas palavras que cunhou de sua própria lavra, que Sueli Batista, master coach e especialista em Psicologia Positiva  encerrou sua participação no S.O.S Emocional, evento online que aconteceu na manhã do dia 29 de setembro  pela plataforma Zoom.

O "S.O.S Emocional é um espaço virtual onde fazemos contatos com nossas emoções através de conversas curativas e trocas de experiências em grupo de mútua ajuda" disse a psicóloga Glorita Cajaty, que é a idealizadora do programa, que teve início na pandemia do novo coronavírus, quando  ela precisou iniciar seus telea-tendimentos individuais e em grupo por conta da quarentena. Com isso, decidiu criar um grupo on line com o objetivo de oferecer ajuda para mulheres conseguirem manter a sua saúde mental e o seu equilíbrio emocional dentro de casa durante o isolamento. A psicóloga é presidente da BPW Rio, e iseriu a chancela da ONG Feminina na ação. Sueli Batista é conselheira Superior da Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais- BPW Brasil e da BPW Cuiabá. É a segunda vez que as profissionais se encontram em evento virtual, e se encontrarão mais vezes, a tendendo a pedidos, Sueli Batista retornará na segunda quinzena de outubro, para falar das virtudes e forças de caráter, tema que abordou já encerrando sua fala e que gerou maior interesse na aplicação efetiva para se traçar o propósito de vida.

Segundo  Glorita a colaboratividade é uma atitude que chegou para ficar e esse será o maior legado do COVID 19.”Vemos atualmente muitas iniciativas como essa surgindo a cada dia em vários lugares principalmente entre mulheres BPW. Temos mesmo que nos ajudar se quisermos garantir a nossa vida e  a existência das nossas próximas gerações”. Ela já recebeu pessoas do Ocidente e do Oriente e no grupo do SOS Emocional ela participou em vários lugares do Brasil e do mundo ao mesmo tempo, levando adiante a sua missão como psicóloga e promotora da saúde mental, que está muito mais vulnerável neste novo normal. “Parece um milagre toda essa tecnologia a disposição na palma das nossas mãos nos permitindo nos fazer presente na vida dos nossos pacientes mesmo em tempos de isolamento”, frisou,

Glorita destaca que desde que começou a fazer tele-atendimentos muitas conversas curativas aconteceram remotamente, sempre regada de muito choro, mas também, sorrisos, fé e esperança de que dias melhores virão. “Nesta estação do ano tão especial, que tando me emociona, por nos aponta para um novo tempo onde também é possivel florir por dentro e por fora terei a honra de contar com a participação da querida amiga e companheira  vamos compartilhar sobre como se amar, criar relações positivas com mais respeito e afeto o ano inteiro.

Sueli Batista abordou diversos aspectos da Psicologia Positiva,que conduzem ao florescimento humano, dentre eles: a construção das qualidades positivas, a  felicidade autêntica, as emoções básicas e as emoções positivas, agrupamento de forças pessoais, significado e propósito de vida, despertar das escolhas e auto-responsabilização, flow, savoring, gratidão,bem-estar e florescimento.

A especialista diz que muito embora haja quem defenda que jamais o ser humano voltará ao normal, tudo que for experienciado nesta fase da pandemia do novo (já velho) coronavírus, pode resultar em algo transformador para melhorias sensíveis no cotidiano da humanidade. Sobre minha ótica, isso vai depender principalmente da forma que cada um vai  viver no admirável mundo do novo normal. Ela relatou duas experiências, que reverteu o quadro negativo para o positivo,  uma delas foi para seu empoderamento na rede BPW Brasil, que inclusive contou com a presença de uma das fundadoras, Marta Cury que integra o Conselho Superior, e também Eunice Cruz, da BPW Presidente Prudente e past-president da BPW Brasil.  A vice-presidente  nacional da ONG Feminina, na época que Sueli Batista era presidente da BPW Cuiabá, Íria Martins, psicóloga destacada que também integrará uma das edições do SOS emocional deu importante contribuição. Foram registradas também participações de integrante da atual estrutrura da BPW Brasil, a primeira diretora secrtetária Penha Moura, e as conselheiras superiores da BPW Fortaleza, Jovina Albuquerque e Fátima Duarte. A presidente da BPW Cuiabá, Zilda Zompero e integran tes da organização participaram: Andréa Barbosa, vice-presidente, Mariza Bazo Conselho Superior , Telma Torres, Comissão de Saúde e Elizabete Fernandes, do Conselho Diretor. A presidente da BPW Aracaju, Rosiney Souza,  também esteve presente, dentre outras da BPW Rio, a anfitriã e convidadas, muitas que ficaram do começo ao fim, Gloria Gloriosa, Viviane Fortes,Rosário Argento, Débora Ramos, Cleide Damacena, dentre outras.

O SOS Emocional nunca é gravado devido as pessoas trazerem muitas vezes questões emocionais de interesse swomente do grupo de ajuda mútua.

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.