Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 21-09-2020 às 16:01

Autocuidado na quarentena: a importância da saúde mental

Com as mudanças causadas pela pandemia, os impactos foram percebidos em diversos campos, principalmente nos profissionais e pessoais, que podem acabar desencadeando estresse e um estado de ansiedade

É de grande importância dar uma maior atenção ao nosso estado mental, mas é possível amenizar a situação com atividades simples feitas em casa. | Creditos: Canva

Saúde mental e bem-estar são elementos essenciais para levarmos uma vida saudável e lidar melhor com as situações do dia a dia, porém, nesse delicado período em que estamos lindado com a quebra da rotina, o isolamento social, a perda de renda e de entes queridos, o constante medo da incerteza do amanhã, grande parte da população tem sua saúde mental e emocional afetadas.

Com as mudanças causadas pela pandemia, os impactos foram percebidos em diversos campos, principalmente nos profissionais e pessoais, que podem acabar desencadeando estresse e um estado de ansiedade, que já atinge mais de 18 milhões de pessoas no Brasil e podem debilitar o equilíbrio mental.

Por isso, é de grande importância dar uma maior atenção ao nosso estado mental, mas é possível amenizar a situação com atividades simples feitas em casa. Aqui vão algumas dicas:

Meditação – A meditação pode ajudar a reduzir o estresse e ansiedade, pois é uma prática que necessita de concentração e foco no momento, trazendo tranquilidade e relaxamento para esvaziar a mente de pensamentos que podem te deixar inquieto. É possível fazer meditação em qualquer lugar, desde que esteja confortável, além disso, existem diversos apps e vídeos de meditação guiada que podem auxiliar neste momento.

Comece um novo hobby – Você gosta de cozinhar? Pintar? Desenhar? Que tal cantar e dançar? Ler ou até mesmo fazer artesanato? É muito importante tirar alguns minutinhos do dia para se dedicar a uma tarefa que goste. Além de tornar o dia mais prazeroso, vai melhorar seu humor e estado emocional por estar praticando algo que gosta, além de distrair a mente das notícias exteriores.

Se mantenha ativo – Apesar do isolamento, evite manter uma rotina sedentária. Procure exercícios que possam ser feitos em casa sem o uso de aparelhos específicos. Alguns exercícios leves podem fazer a diferença no seu dia. Neste caso, procure orientações com profissionais gabaritados na área, mesmo que seja através de videoaulas, para que não corra o risco de sofrer algum tipo de lesão.

Estabeleça uma rotina – É importante ter uma rotina diária para não se perder ou acumular tarefas ao longo do dia. Com organização, é mais fácil dar conta das atividades, evitando a ansiedade. Você pode fazer um checklist diário, e existem apps que ajudam nesse tipo de tarefas.

Mantenha a calma – Nos deparamos com uma enxurrada de notícias diariamente sobre a pandemia, mas é importante sempre averiguar a fonte da notícia, todo cuidado é pouco para evitar cair em fake news

Mas o mais importante neste momento, é manter o contato com aqueles que amamos e mostrar apoio a quem precisa, nada mais importante neste período do que gestos de empatia e solidariedade. Afinal, essas são virtudes louváveis em qualquer momento de nossas vidas.

 

Sobre a especialista:

Dora Ramos é consultora contábil com mais de 30 anos de experiência. Empreendedora desde os 21 anos, é CEO da Fharos Contabilidade e Gestão Empresarial. Está há mais de 20 anos na jornada do autoconhecimento, é terapeuta holística, além de trabalhar também com PNL, aromaterapia, massagem, reiki e outras terapias de reconexão.

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.