Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 21-09-2020 às 15:16

Maitê Proença participa de programa de rádio em Cuiabá

De Cuiabá para todo o Brasil e outros países, surge um espaço semanal no rádio com entrevistas e bate-papos com escritores, autores e leitores, como contribuição sobre o que ocorre no espaço da leitura e da escrita

O programa é transmitido na Rádio Metrópole FM Cuiabá (105,9) toda sexta-feira, das 12h às 13h. | Creditos: Divulgação

Desde o mês de março deste ano que a Grande Cuiabá conta com o programa de rádio Umanos Literário, cujo objetivo é abordar sobre literatura, apresentar escritores regionais e nacionais, comentar sobre escrita, projetos de leitura e tudo que gira em torno da literatura. Trata-se de um universo importante com foco na divulgação de produções literárias, incentivo a quem lê, escreve ou deseja escrever. Mesmo com pouco tempo no ar, Umanos Literário já é assistido no interior de Mato Grosso e conta com a audiência de outros estados brasileiros, como também recebe participação de outros países.

O Programa Umanos Literário é uma produção da Umanos Editora, com apresentação do jornalista e psicólogo Jair Donato, transmitido pela rádio comunitária Metrópole FM Cuiabá 105,9, com transmissão ao vivo pelo Facebook e Youtube. Vai ao ar toda sexta-feira, das 12h às 13h (horário local). Desde a estreia do Umanos Literário, já foram mais de 25 edições com escritores locais e nacionais. O programa apresenta dicas e projetos de leitura, novos lançamentos, entrevistas com escritores e com pessoas ligados a movimentos culturais de leitura, escrita, música, dentre outros campos das artes.

O Diretor geral da Rádio Metrópóle FM Cuiabá, Vanderlei Munhoz, fez o convite ao editor-executivo da Umanos Editora, Leandro Doorneles, em fevereiro deste ano, e cedeu o espaço com o objetivo de promover a literatura. Doorneles, que também é o produtor do programa, propôs que o as edições do Umanos Literário não fossem abertas apenas aos escritores da própria editora, dirigida por ele mais dois sócios, mas que se tornasse um canal aberto para autores e editores das demais editoras, e publicações independentes, tanto regional como nacional.

A Umanos Editora criou é uma referência na realização de eventos literários abertos ao público em geral. Anteriormente ela encetou as edições do “Bate-Papo Umanos”, “Encontro com Escritores”, “oficinas para novos escritores” e exposições literárias, sempre com a finalidade de promover o conhecimento e fomentar o hábito da leitura, atividades que estão além da produção de livros. Os escritores que desejarem participar do programa, mesmo que tenham obras independentes, sem uma editora, basta contatar a produção para agendar uma entrevista, pelo E-mail editor@umanoseditora.com.br

Dentre os convidados regionais recebidos no Programa Umanos Literário, participaram membros da Academia Mato-grossense de Letras, inclusive a presidente, jornalista Sueli Batista. Dentre as participações nacionais, foi entrevistado o escritor e médium brasileiro, Robson Pinheiro, psicógrafo de mais de 40 livros, também o ator Gabriel Reif, que interpretou o personagem Jamaica, da novela Totalmente Demais, da Rede Globo (atualmente em reprise). 

Na edição da última semana, a entrevista foi com a renomada atriz, dramaturga, apresentadora e escritora, Maitê Proença, atualmente em cartaz no teatro no Rio de Janeiro. Foi um bate-papo descontraído em que ela falou sobre carreira, literatura, leitura e as obras já publicadas, dentre as quais há best-sellers. Os convidados expressam prazer em participar do Programa, em razão do objetivo dele, de ser voltado para a literatura.

 

Serviço:

- Programa Umanos Literário, toda sexta-feira das 12h às 13h (horário local);
- Rádio Metrópole FM Cuiabá 105,9 MHz (Centro de Cuiabá);
- Transmissão pelos canais do YouTube e Facebook - Endereço: Metrópole FM Cuiabá;
- O ouvinte também pode baixar o Aplicativo Metrópole FM Cuiabá (laranjinha).

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.