Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 03-12-2020 às 02:55

Vacina contra raiva assegura saúde do animal

Uma vida plena de cuidados passa pela prevenção de doenças; entenda por que a vacinação é tão importante

O protocolo vacinal para gatos inclui prevenção contra rinotraqueíte, calicivirose, panleucopenia e contra a bactéria Chlamydia psittaci, além de leucemia felina e raiva. | Creditos: Canva

Uma das doenças mais conhecidas entre os animais domésticos, a raiva pode ser transmitida para o ser humano e pode ser fatal. O contágio se dá pelo contato de vírus presente na saliva e nas secreções do animal infectado, principalmente pela mordida. Apesar de não ter tratamento, a raiva pode ser prevenida por meio da vacinação. “Por se tratar de uma zoonose, essa é uma doença tão difundida. Mas, além dela, há outras que também devem ter a atenção dos tutores”, diz a médica-veterinária Fabiana Avelar, Gerente de Produto para Animais de Companhia da Zoetis.

“A vacinação deve acontecer a partir das primeiras semanas de vida do animal. E, na fase adulta, a prevenção deve ser feita anualmente, ao longo de toda a vida”, completa Fabiana.

O protocolo vacinal para cães inclui prevenção contra cinomose, hepatite infecciosa, parvovirose, leptospirose, parainfluenza e coronavirose. Traqueobronquite infecciosa, giardíase e raiva também fazem parte.

Para gatos, a recomendação é que sejam vacinados contra rinotraqueíte, calicivirose, panleucopenia e contra a bactéria Chlamydia psittaci, além de leucemia felina e raiva.

 

Para os tutores

“São as vacinas que garantem a proteção ao animal pois estimulam o sistema imunológico a cada aplicação”, enfatiza Alexandre Merlo, Gerente Técnico de Animais de Companhia da Zoetis.

Pensando na importância da prevenção por meio da vacinação e em aumentar o conhecimento das pessoas sobre doenças que acometem cães e gatos, a Zoetis lançou em seu site um espaço dedicado a ese tema. “Acessando o site, as pessoas poderão escolher entre cães e gatos, direcionando-se ao conteúdo de seu interesse, em um ambiente exclusivo para cada animalzinho”, explica Fabiana. No site há informações relativas a algumas das principais doenças, prevenção por meio da vacinação e o que esperar após a vacinação.

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.