Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 24-09-2020 às 01:00

Semana de Portinari ganha edição virtual em 2020

Programação contempla atividades tradicionais como a coletiva de artes plásticas e, ainda, novidades como lives culturais e musicais

| Creditos: CANVA

Tradicional e muita aguardada, a Semana de Portinari é um marco em Brodowski, pois celebra os artistas, a cultura e o aniversário da cidade. Organizada pelo Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, em parceria com a Prefeitura do Município de Interesse Turístico de Brodowski, neste ano, a edição será celebrada virtualmente. A agenda será realizada entre 15 e 23 de agosto com muitas ações foram mantidas e novidades que chegam para aproximar a arte ao público.

Dentre os lançamentos está a live Grandes Clássicos Sertanejos – Voz, Violão, Viola e Acordeão no sábado (15), às 16h. Toda a trajetória da música sertaneja tocada e cantada pelo historiador e músico Tiago Reatto, que fará uma apresentação acústica, com a sonoridade dos instrumentos típicos do sertão. O show será transmitido pelo Instagram do Museu.

No domingo (16), tem mais música com o projeto Viola Aberta. Com iniciativa da Secretaria Municipal de Turismo, a live será produzida diretamente dos jardins do Museu Casa de Portinari, e terá a viola caipira como condutora da melodia nos arranjos de percussão, baixo e violão. Para participar, basta acessar o Instagram às 16h.

No mesmo dia tem lançamento do álbum virtual Juntando Memórias: Semanas de Portinari que convida o público a resgatar as lembranças das edições anteriores do evento. Basta enviar uma foto pintando, interagindo na Piazza Della Nonna ou passeando pela exposição coletiva de artes para o Whatsapp (16) 98215-1242 ou pelo link: https://www.museucasadeportinari.org.br/exposicoes-virtuais/

Outra atração será o concurso Criação da Medalha Portinari, realizado pelo Museu Casa de Portinari em parceria com a Câmara Municipal de Brodowski. O objetivo é receber projetos e ideias de layouts para a medalha “Candido Portinari”, o PIN e o certificado. Os interessados deverão conferir o regulamento pelo site da ACAM Portinari, enviar seu desenho por e-mail - contato@acamportinari.org - ou presencialmente - Rua Floriano Peixoto, 490 – Brodowski/SP - e aguardar o resultado.

Para unir o lúdico à cultura, tem jogo novo no site: Caça ao Tesouro Virtual. A partir de segunda-feira (17), a criançada poderá encontrar pistas espalhadas pelo Museu para alcançar o objetivo: descobrir o baú de Portinari!

Ainda, tem lives sobre os desenhos de Portinari e com passeios pela antiga casa do pintor. O público encontrará detalhes sobre a vida dele no imóvel e curiosidades dos espaços como a sala principal, cozinha, sala de banho e quarto, tudo conduzido pelos educadores do Museu.

Outras atividades programadas são vídeos com depoimentos de personalidades do meio cultural sobre a importância do Museu como patrimônio histórico para celebrar o Dia do Patrimônio Histórico; experiências narradas, em vídeo, pelo brodowskianos que praticam cicloturismo pelas paisagens naturais e rurais da região; lançamento das playlists e podcasts do equipamento no Spotify; e a seleção dos trabalhos do Concurso Artístico e Literário com os alunos da cidade, evento alusivo à 45ª Semana de Portinari e ao Aniversário de 107 anos de Brodowski.

 

Tradição

Os eventos tradicionais também ganharam versões on-line. Por exemplo, a “Coletiva de Artes Plásticas” figura entre as principais atividades da instituição pelo entendimento que a preservação da memória e do legado do pintor passa também, e necessariamente, pelo compromisso com o fazer artístico. Por isso, diversos artistas foram convidados a participarem da exposição.

“Reunir, numa verdadeira celebração, e abrir espaço aos artistas em seus múltiplos olhares e propostas estéticas plurais que enriquecem o público são caminhos que permitem que o equipamento cumpra o seu importante propósito de fomentar a produção e a difusão das artes plásticas em consonância à sua missão”, diz Cristiane Patrici, gerente do Museu Casa de Portinari.

Ela ainda completa que “a disponibilidade de fazer essa edição virtualmente só enriquece o propósito de levar para além dos muros do Museu a cultura, e também, deixa um gosto de quero mais para uma próxima edição, que torcemos que seja para reunir, novamente, o público na frente da casa”.

 

Piazza Della Nonna e Galeria a Céu Aberto

Em virtude da pandemia mundial e para colaborar com o isolamento social, o Museu Casa de Portinari adiou a realização da Piazza Della Nonna. A nova data ainda não está definida.

A ação Galeria a Céu Aberto também foi postergada. A edição reunirá os artistas para a execução das obras quando for possível a realização de atividades presenciais. No entanto, os interessados em participar já podem enviar os projetos para a instituição. Como 2020 marca as celebrações de 50 anos do Museu Casa de Portinari, o tema para as pinturas murais deverá ser uma homenagem ao Museu e ao pintor Candido Portinari.

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.