Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 24-09-2020 às 00:04

4 coisas que você precisa saber sobre sarcomas

Por ser um tipo raro de tumor e sem um padrão de manifestação, não há como prevenir o sarcoma

Os sintomas dependerão do tipo e da localização do tumor. | Creditos: Canva

O sarcoma é um tipo raro de câncer que se desenvolve a partir de tecidos que ficam entre a pele e os órgãos internos. Os dois tipos mais comuns são os ósseos e os de partes moles, sendo que este último possui mais de 50 subtipos, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Vale ressaltar que o nome do tipo de sarcoma está associado ao tecido em que ele se originou. Por exemplo, se o tumor se origina no tecido gorduroso é chamado de lipossarcoma.

Rafael Aron Schmerling, oncologista da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo e especialista em sarcomas, esclarece as 5 principais dúvidas sobre a doença:

1 - Por ser um tipo raro de tumor e sem um padrão de manifestação, não há como prevenir o sarcoma. Os sintomas dependerão do tipo e da localização do tumor. Um lipossarcoma de coxa, por exemplo, produz um aumento do volume da coxa que pode provocar dor.

2 - Os sarcomas de partes moles são mais comuns em crianças e adultos. Já os sarcomas ósseos, além de crianças, também podem atingir adolescentes e adultos jovens.

3 - Os sarcomas de partes moles podem surgir em qualquer tecido do organismo como músculos, tendões, vasos sanguíneos, nervos periféricos, entre outros. Porém, a maior ocorrência desse tipo de tumor (47%) é na região glútea e nas coxas.

4 - Os tipos de sarcoma ósseo mais frequentes são o osteossarcoma, que se forma nas células ósseas, e o condrossarcoma, que se desenvolve nas células que formam a cartilagem óssea.

Em 2018, o BP Mirante, hospital premium da BP, realizou um procedimento inovador e inédito no Brasil para a retirada de um sarcoma de Ewing, um tipo altamente agressivo, localizado na coluna vertebral de um paciente de 25 anos. A cirurgia foi realizada com o auxílio de um robô, o da Vinci® Xi Surgical System™, e foi um sucesso.

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.