Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 14-08-2020 às 11:22

Confiança e Reputação: chaves de sucesso para qualquer cenário

Quando ganhamos a confiança, começamos a fidelizar os clientes

Nos tempos atuais de pandemia, temos um fator mais forte que gera confiança e fortalece o vínculo da marca com o consumidor: o propósito. | Creditos: Divulgação

Uma marca constrói sua boa reputação a partir do momento que conquista a confiança do mercado. Porém, para isso, é preciso dar o passo inicial. Se o empreendedor tem uma ideia que resolve uma dor de seu público-alvo, não necessariamente o fundador precisa ser conhecido ou ter uma boa reputação. Vemos o caso de Mark Zuckerberg,  que teve uma ideia revolucionária, mas ainda não tinha sua reputação no meio empresarial. 

Certamente, é possível que uma empresa com uma ideia fantástica seja bem-sucedida, mesmo que seu fundador não tenha muita reputação. Ao mesmo tempo, podem existir empreendedores com uma reputação estabelecida que não tenham sucesso – ao menos que tenham uma boa ideia, um ótimo insight. 

A partir do relacionamento e da compra, começa uma relação de confiança. Esse é um dos principais valores para uma marca - e um dos trabalhos mais difíceis. E quando ganhamos a confiança, começamos a fidelizar os clientes. 

Nos tempos atuais de pandemia, temos um fator mais forte que gera confiança e fortalece o vínculo da marca com o consumidor: o propósito. Isso significa que as pessoas não estão só preocupadas com seus produtos e serviços, ou com sua capacidade de entregar resultados, mas também com o modo como as encara. 

 

Cases de sucesso no mercado 

Abaixo, duas empreendedoras de excelência  - Paula da Matta, diretora da Beira Mar, tradicional padaria e confeitaria de Niterói; e Juliana Brittes, CEO do Sound Club, plataforma de contratação de shows - abordam sobre as formas de atuação que levam aos êxitos, a confiança e à reputação de seus produtos e serviços.

A Beira Mar possui uma forte reputação. Assim sendo, Paula destaca todo o processo de trabalho que culminou na construção dessa sólida confiança e reputação da empresa. " Temos, na Beira Mar, um  compromisso com a qualidade. Alimentação é algo muito sério. Responsabilidade. Temos a confiança do cliente atrelada a qualidade do que oferecemos. Nosso compromisso com a reputação e com a qualidade é grande.  Quando temos problema com a matéria-prima de algum produto, problema na importação, por exemplo,  preferimos não ter o produto do que substituir por um inferior", explica.

A diretora explica sobre a maneira com a qual a empresa vem trabalhando nesse  cenário atual do 'novo normal'.  " Estamos sendo incansáveis no que tange a higienização, readequamos várias coisas nesse. Por exemplo, temos na loja uma mesa de pães com fermentação de levain. Colocamos uma proteção de acrílico na mesa inteira, retomando e remodelando esse serviço dentro de tudo que deveria ser cumprido. Quando fazemos esse tipo de movimento e o cliente reconhece, a confiança é reforçada e a reputação continua sendo positiva. Nosso propósito é com a qualidade e a transparência com o cliente. Buscamos mostrar para ele que está pagando por um produto com qualidade de ponta, feito por profissionais muito preparados", relata. 

Independente do cenário,  Paula esclarece que o produto,para ir para nossa loja, deve ser aprovado várias vezes, estar impecável, com todas as informações nutricionais, a validade e a receita testadas. "Todos os envolvidos no processo de confecção fazem parte do crivo de aprovação.  Se um dos profissionais envolvidos viu um porém,  paramos tudo e refazemos. Tem que ser algo o mais próxima possível do unânime", destaca, relatando que as pessoas, ao adentrarem à loja,  olham  os produtos e não têm ideia de todo o procedimento que precede a chega dele até ali.

"É um processo muito longo e acaba que o cliente, ao se satisfazer com o nosso produto e serviço, acaba na mairia das vezes  reconhecendo  que os mesmos não são produzidos à toa.  Então todo esse compromisso e envolvimento geral leva à confiança, a qual reflete inevitavelmente em uma  reputação positiva,que é o nosso objetivo diário e continuo", finaliza.

 

Sound Club: confiança e busca pela reputação em um novo cenário 

A Sound Club vem crescendo e buscando resolver  uma dor do mercado dos músicos. Juliana Brittes, CEO da plataforma, nos contou um pouco sobre a visão da empresa. A empresária lançou, em 2017, o Sound Club App, uma plataforma de contratação de shows  rápida, barata e eficiente, onde  produtores  de eventos criam oportunidades para encontrar o perfil de artistas que procuram - e na qual os próprios artistas  têm acesso a diversas oportunidades para tocar em shows.

Com o sucesso do primeiro produto, Juliana expandiu as atuações da empresa e, atualmente, foi lançado a Sound CLub Live,  aplicativo para Android e iPhone (iOS) que permite a artistas pequenos e médios monetizar seu trabalho.  O app possui dois tipos de transmissão ao vivo: gratuita ou pago. Na opção grátis, o público decide o valor com o qual deseja contribuir — o mínimo disponível é R$ 10, e o pagamento é realizado via cartão de crédito. Na paga, o próprio músico escolhe o valor que cobrará pelo ingresso.  O aplicativo está disponível para download na Google Play Store e na App Store.

"O valor recebido pelo músico é depositado diretamente na conta bancária cadastrada no app. É uma nova forma de monetização online. Uma plataforma que não está olhando para  audiência de massa. Está permitindo que qualquer pessoa possa monetizar e, assim, que o dinheiro vá direto de quem está consumindo o conteúdo para quem gerou o mesmo, resultando em  uma maneira  muito mais democrática  de interface e monetização", revela, acrescentando que o  Sound Club Live fica com 15% do total arrecadado, uma espécie de comissão da plataforma.

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.