Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 06-08-2020 às 20:43

Cuidados que podem influenciar na valorização de um imóvel

É preciso levar em conta diversos aspectos e que vão muito além da localização.

Eufrásio Humberto Domingues lista abaixo 7 pontos que podem influenciar na valorização de um imóvel | Creditos: PixaBay

Na hora de construir um imóvel, um dos pontos que mais é levado em consideração é o quanto ele pode se valorizar ao longo do tempo, já que o mercado de venda e locação de imóveis se tornou um investimento para muitas pessoas. Mas para que esse processo realmente aconteça, é preciso levar em conta diversos aspectos e que vão muito além da localização.

“São muitas características que podem influenciar diretamente no valor de um imóvel e tudo vai depender de qual é a finalidade destinada a ele e também do tipo de público que esse imóvel será destinado, sendo assim cada um terá as suas particularidades que irão contribuir positivamente para uma maior valorização”, explica o Diretor Geral do Grupo Realibras/Conspar, Eufrásio Humberto Domingues.

Domingues afirma ainda que, muitas vezes, o acabamento de um imóvel pode ser mais importante para um locatário, por exemplo, do que a própria localização. “Há várias questões relativas nesse contexto, mas o mais importante é buscar informações que construam um perfil desse imóvel para atingir clientes com aspectos correspondentes e assim conseguir um resultado satisfatório de valorização na hora de alugar ou vender”.

Eufrásio Humberto Domingues lista abaixo 7 pontos que podem influenciar na valorização de um imóvel:

1 – Bairro

Conforme dito acima, é claro que a localização não é o único ponto a ser levado em consideração, mas ainda assim é fundamental para que um imóvel seja mais valorizado. Portanto, imóveis mais afastados dos centros geralmente costumam valer menos, enquanto os mais próximos de comércios e avenidas principais, valem mais. Porém é preciso se atentar aos pontos positivos e negativos de cada um deles.

Um imóvel mais afastado pode ter menos opções, mas ganha na tranquilidade, já um que é próximo do centro tem a comodidade de muitos serviços, mas pode se desvalorizar por conta do barulho de carros ou bares ou até mesmo do trânsito nas imediações.

 

2 – Móveis e armários embutidos

Outro ponto que também depende da finalidade do imóvel são os armários e móveis embutidos. Caso ele seja destinado à locação, este pode ser um ponto de grande valorização, já que existe a comodidade do locatário não ter todo o trabalho de levar os seus móveis ou comprar novos. Inclusive, tem sido uma tendência e oportunidade alugar imóveis já mobiliados.

Por outro lado, se a finalidade desse imóvel for a venda, os móveis e armários embutidos podem causar o efeito contrário, já que a maioria das pessoas que buscam comprar um imóvel querem dar um toque pessoal ao lugar, uma vez que irá ficarão nesse local por mais tempo.

 

3 - Planta

Alterações no projeto e planta original de um imóvel podem levar à desvalorização, principalmente no caso de um que será colocado à venda, uma vez que as possibilidades de novas mudanças se tornam mais restritas. Por outro lado, esse ponto não tem muita influência em imóveis destinados à locação.

 

4 – Documentação

Independente da finalidade e perfil de comprador ou locatário do imóvel, a documentação sempre deve ser olhada com atenção. É importante que ela esteja regularizada, já que quaisquer pendências nesse caso costumam gerar muita burocracia e custos, o que faz com que muitos desistam do negócio, principalmente se for no caso de compra.

 

5 – Segurança

Sem dúvida, imóveis localizados em áreas e até mesmo cidades com altos índices de criminalidade, com casos recentes de roubos e assaltos, tendem a serem desvalorizados. Atualmente é muito mais fácil ter acesso a esse tipo de informações, portanto fique atento para escolher um local seguro.

 

6 – Opções de transporte

Novamente o perfil do comprador ou locatário irá determinar a valorização ou desvalorização do imóvel quando a questão é o transporte público, isso porque o acesso a estações de trem e metrô ou corredores de ônibus, por exemplo, tende a ser um ponto mais valorizado por pessoas de média e baixa renda. Por outro lado, nem sempre essa proximidade é tão benéfica por conta de aspectos como trânsito, circulação enorme de pessoas e barulho por períodos mais longos. Mesmo assim, imóveis localizados no entorno são mais valorizados.

 

7 – Vista

A vista de um imóvel pode fazer com que ele seja valorizado ou não, principalmente no caso de apartamentos, mesmo aqueles que estão no mesmo empreendimento. A vista e a iluminação natural que entra nos cômodos é um fator levado em consideração. Um apartamento com as janelas voltadas ao prédio vizinho, por exemplo, onde a luz natural é bloqueada, certamente irá valer menos do que os que não têm.

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.