Jornal Rosa Choque
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Cuiabá - MT, 14-08-2020 às 10:25

Vitamina D é aliada contra queda do cabelo

Segundo especialista, níveis de vitamina D estão associados a uma piora na queda dos cabelos

Quando o assunto é pele ainda não há comprovação científica sobre todos os benefícios. | Creditos: PixaBay

A vitamina D é um micronutriente que age em muitos processos no organismo. “Ela garante a saúde dos ossos, regula o sistema imunológico, cardiovascular, auxilia na saúde a pele e tem muitas outras ações. Na pele tem um efeito protetor contra o envelhecimento, pois é um antioxidante. Atua também na renovação celular e tem propriedades antimicrobianas. A sua deficiência leva a ao prejuízo dessas ações”, explica a médica Dra. Veridiana Abud da clínica For All Group de São Paulo.   

Quando o assunto é pele ainda não há comprovação científica sobre todos os benefícios.  “Quanto à pele, o que existe comprovado cientificamente é que baixos níveis de vitamina D influenciam em certas doenças crônicas como dermatite atópica, rosácea e psoríase, favorecendo a exacerbação das lesões. Por influenciar na parte imunológica, a vitamina D é fundamental para manter íntegra a barreira da pele e deve ser suplementada caso esteja insuficiente ou deficiente”, alerta a dermatologista Dra. Fabiana Seidl, do Rio de Janeiro.   

Dra. Fabiana explica que níveis de vitamina D estão associados a uma piora na queda dos cabelos. “Isso ocorre principalmente em casos de eflúvio telógeno e alopecia areata. Portanto, os níveis de vitamina D devem ser investigados em casos de queda de cabelo”.   

E tomar sol é considerada uma prática importante, porém a médica desmistifica o assunto: “o sol é importante para a conversão de pró vitamina D em vitamina D, mas ao contrário do que muitas pessoas pensam não é necessário prolongar a exposição solar . Apenas poucos minutos por dia, com braços ou pernas expostas é o suficiente e a maioria das pessoas já faz isso normalmente, não sendo necessário mudar a rotina”, destaca Dra. Fabiana Seidl.  

A alimentação também desempenha importante papel quando o assunto é vitamina D.  “A vitamina D é encontrada em alimentos como peixes gordurosos, óleo de fígado de bacalhau, cogumelos secos, ovos, leite e derivados”, explica Dra. Veridiana Abud.   

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