Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 12-08-2020 às 19:10

5 dicas para iluminar a casa

Projeto luminotécnico deve considerar condições e estilo de decoração do ambiente

O pendente Zig com seu design moderno e futurista, valoriza qualquer ambiente à venda na Eletrofios. | Creditos: Reprodução Instagram @eletrofios

A iluminação é parte importante da decoração de uma casa. Por meio dela é possível criar sensações aconchegantes e alterar as percepções de cada ambiente do lar. Além da estética, a luz possui uma função especial em cada espaço, por isso, é importante determinar o tipo de iluminação que será utilizada para criar o efeito e design desejados.

Para auxiliar nesse momento, a lighting designer Lu Guerra, parceira da Interlight, separou 5 dicas essenciais para desenvolver um bom projeto lumintécnico. Confira:

 

Lâmpada adequada

As opções de LED são mais modernas e têm como principal característica a economia de energia. “A escolha certa da tonalidade da luz provoca sensações diferentes em cada cômodo. A tonalidade amarelada proporciona aconchego e clima intimista por isso são indicadas para as áreas de descanso. Já as azuladas são estimulantes e mais apropriadas para cozinhas e banheiros”.

 

Luz central

A principal fonte de iluminação do ambiente deve ser distribuída por todo o espaço. “A dimensão do cômodo que será iluminado deve ser levada em consideração na hora da escolha da cor e tamanho da luminária para provocar claridade uniforme em todo o ambiente”.

 

Luz indireta

Tem o objetivo de iluminar os espaços de forma difusa e pontual. “É uma ótima opção para criar cenários em um mesmo espaço, criando ambientes confortáveis. Abajur, arandela e luminárias de piso são opções que podem ser utilizadas para esse tipo de iluminação”.

 

Destaque os objetos

É possível dar destaque a nichos, prateleiras ou estantes por meio de iluminação. “Usar fitas de LED é uma das opções mais versáteis, pois distribui a luz de forma uniforme e cria um efeito cênico no ambiente”.

 

Canto para leitura

A atividade requer luz direcionada e na medida que não canse a visão. “Dentre as opções disponíveis, as articuladas de piso são as mais versáteis. Além da eficiência para iluminação elas trazem efeito decorativo ao ambiente”, completa a especialista.

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.