Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 06-08-2020 às 20:27

Ana Maria Braga comemora o Dia da Pizza com receitas caseiras

3 redondas fáceis e baratas para fazer nesta sexta-feira

Ana Maria Braga, que é apaixonada pela criação italiana, escolheu três sabores especiais de pizza. | Creditos: Divulgação

Patrimônio Imaterial da Humanidade, a pizza ganhou um dia especial e a comemoração acontece nesta sexta (10). A festança da redonda deste ano deve acontecer em casa, para a segurança de todos, mas para ajudar até os mais habilidosos pizzaiolos caseiros, a apresentadora Ana Maria Braga, que é apaixonada pela criação italiana, escolheu três sabores especiais de pizza.

As receitas são do seu site e ela também separou um vídeo, ilustrando o passo a passo da Massa de Pizza de Batata-doce, uma das vencedoras do concurso Top 20 Receitas AMB.

Todas as três receitas são muito fáceis de serem preparadas, com ingredientes baratos e simples de serem encontrados. “A dica fica para a temperatura do forno, deixe pré-aquecer por uns 20 minutos a 200 graus, assim a massa fica bem crocante e o recheio incorporado perfeitamente como em uma pizzaria profissional”, explica.

Confira a Pizza al taglio, uma versão doce e a Pizza com massa de batata-doce.

 

Pizza al taglio

Nível fácil
Preparo em 40min
Rende 8 porções

Ingredientes:

500 g de farinha de trigo
1 envelope de fermento biológico seco (10 g)
1 e 1/3 de xícara (chá) de água morna (320 ml)
4 colheres (sopa) de óleo (60 ml)
Sal
¾ de xícara (chá) de molho de tomate
400 g de muçarela ralada grosso (ou a cobertura de sua preferência)

 

Molho de tomate:

2 colheres (sopa) de azeite de oliva (30 ml)
1/3 de xícara (chá) de cebola picada
1 colher (sopa) de alho picado
1 lata de tomates pelados (400 g)
Sal
1 colher (sopa) rasa de açúcar
1 e ¼ de xícara (chá) de água (300 ml)
Manjericão, tomilho fresco, salsa picada e pimenta-do-reino

 

Modo de preparo:

Disponha a farinha em uma tigela, abra uma cova no meio e adicione o fermento, a água, o óleo e sal a gosto. Amasse até homogeneizar, cubra com filme plástico e deixe crescer por 30 minutos ou até dobrar o volume.

Abra a massa em fôrma retangular (41 x 30 x 2 cm) untada com óleo, forrando todo o fundo. Espalhe o molho de tomate e leve ao forno médio preaquecido (200 °C) por 20 minutos.

Distribua a muçarela e a cobertura de sua preferência e leve ao forno novamente por mais 10 minutos ou até derreter o queijo.

Transfira a fôrma para a chama do fogão, em fogo alto, por 30 segundos para deixar a massa sequinha. Sirva em seguida.

Molho de tomate

Aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho até murcharem. Junte os tomates pelados, sal a gosto, o açúcar e a água e cozinhe em fogo médio por 30 minutos, mexendo de vez em quando e amassando os tomates com uma colher de pau. Tempere com manjericão, tomilho, salsa e pimenta-do-reino a gosto e utilize frio.

 

Sugestões de cobertura: 4 queijos (gorgonzola, muçarela, provolone e queijo cremoso); abobrinha grelhada em fatias finas e polvilhada com sal; berinjela em rodelas finas, temperadas com sal e assadas com azeite; calabresa frita em rodelas; tomatinhos em metades. Presunto de Parma ou manjericão (para colocar depois de assar).

 

Pizza doce

Nível Fácil
Preparo em 20min

Rende 6 porções

Ingredientes:

5 claras em temperatura ambiente
¾ de xícara (chá) de açúcar
½ colher (chá) de essência de baunilha
100 g de amêndoas moídas
2 colheres (sopa) de cacau em pó peneirado
Manteiga para untar
100 g de chocolate meio amargo picado grosseiramente
¼ de xícara (chá) de amêndoas laminadas
Morangos fatiados para decorar
Calda de chocolate para acompanhar

 

Modo de preparo:

Atenção: Esta receita requer cerca de 35 minutos de forno.

Bata as claras em neve na batedeira e, sem parar de bater, adicione o açúcar e a baunilha. Bata até formar um merengue pouco consistente.

Incorpore as amêndoas moídas e o cacau, misturando delicadamente com uma espátula para não perder volume.

Despeje em fôrma redonda baixa de fundo removível (26,5 x 2,5 cm) untada com manteiga, salpique o chocolate picado e as amêndoas laminadas e asse em forno médio preaquecido (180 ºC) por 35 minutos ou até crescer.

Aguarde alguns minutos, desenforme e sirva quente, morna ou fria, decorada com as fatias de morango e acompanhada de calda de chocolate.

 

Massa de batata-doce para pizza

Preparo: 00h45m
Serve até 8 pessoas
Nível Fácil

 

Ingredientes

250g de farinha de trigo
1 envelope de fermento biológico seco
100 g de batata-doce cozida e espremida ainda quente (deixe esfriar)
½ xícara (chá) de leite morno
Sal a gosto
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga
Azeite de oliva para untar
Molho de tomate para pincelar
Cobertura a gosto

 

Cobertura (sugestão)

Molho de tomate a gosto

1/2 xícara (chá) de requeijão cremoso

1 xícara (chá) de frango cozido com temperos e desfiado

1 xícara (chá) de muçarela ralada

Fatias de tomate, orégano a gosto

 

Modo de preparo:

1. Misture a farinha com o fermento e junte os demais ingredientes. Amasse até obter uma massa bem suave. Cubra e deixe crescer por cerca de 30 minutos ou até dobrar o volume.
2. Estenda a massa em fôrma de pizza grande untada com azeite, deixando a borda mais grossa. Pincele molho de tomate e leve ao forno médio preaquecido (200 ºC) por cerca de 20 minutos ou até corar levemente.
3. Pincele com molho de tomate, distribua a cobertura de sua preferência e leve de volta ao forno por cerca de 10 minutos ou até derreter o queijo (se houver) ou aquecer bem.

 

Cobertura (sugestão)

1. Pincele molho de tomate na massa assada e distribua o requeijão e o frango em metade da pizza.
2. Na outra metade, espalhe a muçarela e distribua tomate e orégano a gosto.
3. Leve de volta ao forno, na mesma temperatura, por 10 minutos ou até o queijo derreter. Finalize com folhas de rúcula e azeitonas, se quiser.

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.